Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Firmino Filho faz lançamento do Orçamento Popular

No evento o prefeito destacou a importância do orçamento popular e sobre a aprovação do projeto de lei na Câmara Municipal de Teresina.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) e o secretário Marco Antonio Ayres, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), fizeram na manhã dessa quarta-feira (18) o lançamento do Orçamento Popular 2019/2020. O evento foi realizado no Centro de Formação Odilon Nunes, no Marquês.

No evento o prefeito destacou a importância do orçamento popular e sobre a aprovação do projeto de lei na Câmara Municipal de Teresina. Orçamento Popular já existe e é executado pela prefeitura, mas apenas como um decreto. O que significa que ele pode ser “derrubado”. Ao tornar a proposta uma lei, não importa quem estiver no comando da prefeitura, vai precisar executar esse Orçamento Popular.

  • Foto: Alef Leão/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

“Basicamente temos um investimento de R$ 20 milhões e agora, mais do que um ato de gestão, é um ato da prefeitura. A partir de agora temos uma lei que disciplina o orçamento popular, todo esse processo, assim como também os recursos alocados. Então o movimento comunitário que tem sido o grande defensor, se consolida como o grande vitorioso desse processo”, afirmou.

Ele destacou a importância desses investimentos. “O orçamento popular vai até as comunidades, estabelece as prioridades, é ouvida a população, existe um procedimento participativo extremamente rigoroso e que permite que as lideranças comunitárias façam a discussão e estabeleçam as prioridades e a prefeitura busca realizar essas obras para avançar. Em termos de história temos R$ 300 milhões investidos, e agora estamos coroando não só com o orçamento popular no ano que vem, mas com a sua permanência definitiva na prefeitura”, destacou Firmino Filho.

Nos últimos dois anos o orçamento popular não foi executado, devido a situação financeira da prefeitura. O prefeito afirmou que a proposta se tornando lei isso não poderá mais ocorrer.

“A lei estabelece para todos os anos. Logicamente que a paralisação está explicada pela crise financeira que nós vivemos nesse período. Não é segredo para ninguém essa recessão brutal que vivemos nos últimos anos. A prefeitura superou tudo isso e podemos voltar a trabalhar com regularidade e honrando os compromissos com as comunidades”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino envia projeto de Lei do Orçamento Popular e anuncia investimentos

Câmara de Teresina aprova projeto de lei que cria Orçamento Popular

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.