Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Firmino Filho nomeia 261 guardas municipais

Em entrevista ao GP1, nesta manhã, o secretário Samuel Silveira, afirmou que as nomeações já estavam previstas pelo prefeito Firmino Filho, seguindo o cronograma do concurso público.

O prefeito Firmino Filho acabou de assinar na manhã desta quarta-feira, 1º de abril a nomeação de 261 novos guardas municipais que concluíram o curso de formação do último concurso realizado em 2019.

Em entrevista ao GP1, nesta manhã, o prefeito Firmino Filho ressaltou a importância das nomeações e que 40% dos convocados são mulheres. “Nós estamos nesse momento fazendo a nomeação de 261 guardas municipais, 40% sendo mulher. Essa expansão tem vários objetivos, queremos consolidar a Guarda Municipal como uma instituição de credibilidade. Queremos fazer com que a Guarda Municipal não apenas proteja o patrimônio da municipalidade, mas também aumente a sensação de segurança na cidade. Nas praças, no centro, nos corredores de integração pela cidade a fora. E não menos importante, queremos que a Guarda Municipal seja um instrumento fundamental na garantia do isolamento social, que é a única estratégia que nós temos nesse enfrentamento do novo coronavírus”, disse Firmino.

  • Foto: Alef Leão/GP1Firmino Filho e Samuel SilveiraFirmino Filho e Samuel Silveira

O Secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, delegado Samuel Silveira, afirmou que as nomeações já estavam previstas pelo prefeito Firmino Filho, seguindo o cronograma do concurso público. “A parte mais importante que era a assinatura ele já fez. Eles têm 30 dias para apresentarem a documentação necessária e tomarem posse”, disse o secretário.

O secretário afirmou ainda que os novos guardas se juntarão aos demais agentes que têm desenvolvido papel importante no combate ao coronavírus na Capital. “Essa nomeação é em decorrência do planejamento que a Prefeitura de Teresina tem para a Guarda Municipal e é claro que ganha importância a partir do trabalho que a guarda vem desempenhando nessa questão do coronavírus”, acrescentou.

A lista com os nomes de todos os nomeados será publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (2).

Competências

Aos agentes da Guarda Municipal de Teresina competem a proteção de bens e serviços e instalações de domínio público do município de Teresina, inclusive da administração indireta; orientar a comunidade local quanto ao direito de utilização dos bens e serviços públicos; colaborar, quando solicitada, com as operações de Defesa Civil do município; proteger o meio ambiente; colaborar com as ações de prevenção às drogas; bem como outras atribuições determinadas em leis do município de Teresina, levando-se em consideração as competências estabelecidas pela Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guarda Municipal de Teresina realiza aula inaugural para aprovados

Confira resultado final do concurso da Guarda Municipal de Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.