Fechar
GP1

Flores do Piauí - Piauí

Prefeito Nael Barros decreta situação de emergência em município

Ele afirmou que desde abril houve grande diminuição nas chuvas registradas no município e que “nesse período muitas famílias perderam suas lavouras de milho, feijão e arroz".

O prefeito de Flores do Piauí, Adinael Rodrigues de Barros, mais conhecido como Nael Barros, publicou decreto nº 22/2017, de 9 de agosto, onde declarou situação de emergência no município devido à falta de chuvas e a grande perda agrícola.

Ele afirmou que desde abril houve grande diminuição nas chuvas registradas no município e que “nesse período muitas famílias perderam suas lavouras de milho, feijão e arroz, aproximadamente 50% de sua produção. Os reservatórios estão abaixo do seu nível de capacidade”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1SecaSeca

Nael Barros esclareceu que devido a situação, muitas famílias estão sendo prejudicadas. “O quadro de agravamento tende a possibilidade de aumentar no município de acordo com os meses que tendem a esquentar mais, e aumentando a luminosidade e diminuição da lâmina da água de nossos mananciais”, afirmou.

O prefeito afirmou que o próprio governo estadual reconheceu a situação de emergência do município e destacou que o decreto ficará em vigor pelo período de 180 dias. Com a situação de emergência os prefeitos podem fazer dispensa de licitação, desde que seja usada para atender a demanda relacionada a seca. Isso porque a lei pressupõe uma situação fática de incontornável urgência, a demandar imediata intervenção do gestor, na estrita medida do necessário para atender a excepcionalidade verificada.

“A população cobra do Poder Municipal e Estadual medidas necessárias no sentido de resolver p agrave acontecido por diminuição de chuvas no município”, disse Nael Barros destacando que “falta recursos financeiros do município para executar atendimento das famílias prejudicadas”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.