Fechar
GP1

José de Freitas - Piauí

Prefeito Roger Linhares decreta situação de emergência em José de Freitas

No decreto o prefeito explicou que a Defesa Civil do Estado, o Corpo de Bombeiros, o Idepi e o Exército informaram que foram detectadas fissuras na parede de contenção da barragem.

O prefeito de José de Freitas, Roger Coqueiro Linhares, decretou situação de emergência nas áreas do município que sofrem risco de inundação em decorrência de um possível rompimento da Barragem do Bezerro. O decreto de nº 08/2018 é do dia 8 de abril.

No decreto o prefeito explicou que a Defesa Civil do Estado, o Corpo de Bombeiros, o Idepi e o Exército informaram que foram detectadas fissuras na parede de contenção da barragem. “Há risco de rompimento da barragem e consequente inundação de extensa área do seu entorno, sobretudo nas localidades Assaí, Simpatia, São Fernandes, Assentamento Lembrada, e demais regiões próximas ao reservatório”, pontuou o prefeito no decreto.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Maquinas trabalhando na Barragem do BezerroMaquinas trabalhando na Barragem do Bezerro

Informou ainda que existe a “necessidade de realização de obras emergenciais, bem como a remoção das famílias que residem nas áreas afetadas, para abrigos provisórios”.

Foi então decretada a situação de emergência para que essas pessoas sejam imediatamente retiradas de suas residências, assim como destacou que fica dispensada a realização da licitação nos contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta dos desastres e que sejam tomadas as medidas necessárias para a acomodação das famílias removidas.

Famílias se recusam a sair das casas

Cerca de 45 famílias já foram retiradas de suas casas, com o objetivo de evitar maiores problemas caso ocorra o rompimento. Entretanto, alguns ribeirinhos recusaram o pedido da prefeitura para que saiam de suas casas e os órgãos responsáveis estão tentando conscientizar essas pessoas a não permaneceram no local, até que a situação seja resolvida.

Risco de rompimento

A barragem está com o nível de água acima do limite e foi encontrada uma fissura no local no domingo (8), onde a parede de contenção começou a vazar, gerando preocupação sobre um possível rompimento. Algumas comportas foram abertas para diminuir a pressão sobre a parede de contenção e estão sendo realizadas obras no local.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.