Fechar
GP1

Política

Prefeitos querem protocolo para flexibilização do isolamento no Brasil

O assunto foi pauta de uma videoconferência, realizada no final da manhã desta quinta-feira (23), com a participação do prefeito de Teresina Firmino Filho.

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) está elaborando documento cobrando do Governo Federal a criação de um Protocolo Nacional de Orientações para flexibilização do isolamento social nos municípios. O assunto foi pauta de uma videoconferência, realizada no final da manhã desta quinta-feira (23), com a participação do prefeito de Teresina Firmino Filho, que é vice-presidente da FNP e de vários gestores municipais.

A proposta da entidade é que o Governo Federal possa formatar um protocolo em conjunto com Estados e municípios para permitir que governadores e prefeitos tomem decisões coordenadas e mais alinhadas, com foco na segurança sanitária e na retomada da atividade econômica. A entidade defende que a construção desse protocolo deve ser feita também com a participação do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério Público. A Frente Nacional de Prefeitos deve dá conhecimento da sua iniciativa ao Poder Judiciário e ao Congresso Nacional.

  • Foto: Divulgação/AscomFirmino Filho participa de videoconferência da Frente Nacional dos PrefeitosFirmino Filho participa de videoconferência da Frente Nacional dos Prefeitos

Durante a reunião, o prefeito Firmino Filho compartilhou as medidas adotadas no enfrentamento da pandemia, ressaltando a pesquisa por amostragem iniciada na semana passada para que a cidade tenha uma ideia da propagação do Novo Coronavírus. “A testagem é essencial para identificarmos o real cenário, já que, infelizmente, ainda temos muitas subnotificações. Precisamos destas e outras ferramentas para enxergarmos caminhos viáveis que nos levem a um protocolo de flexibilização do isolamento social e retomada gradual das atividades”, avaliou o prefeito.

Ele e outros prefeitos também cobraram mais agilidade do Governo Federal no envio de testes, respiradores e equipamentos de proteção individual.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.