Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Presidente do Crefito comemora reabertura de clínicas de fisioterapia

O representante da entidade avaliou como positiva a decisão do município, mesmo os estabelecimentos tendo horário de funcionamento restrito.

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) do Piauí, Rodrigo Amorim, concedeu entrevista ao GP1 na tarde dessa terça-feira (09), após o prefeito Firmino Filho autorizar a reabertura de clínicas de fisioterapia em Teresina com restrições, devido à pandemia de covid-19 (coronavírus). O representante da entidade avaliou como positiva a decisão do município, mesmo os estabelecimentos tendo horário de funcionamento restrito.

“Recebemos isso bem, porque estávamos preocupados com os pacientes que estavam perdendo a janela de tratamento, que estavam procurando os setores para reabilitação. Por exemplo, quem tem um acidente vascular encefálico, precisa de um tratamento precoce para ter uma chance maior de recuperação e reabilitação funcional”, declarou o presidente do CREFITO.

Para Rodrigo Amorim, mesmo com a restrição quanto ao horário de funcionamento, já é possível viabilizar o atendimento aos pacientes que precisam com urgência de tratamento com profissionais da fisioterapia.

“Mesmo restrito, a gente vê que, aos poucos, com todos os cuidados recomendados, esse atendimento vai ser possível. Vamos manter a fiscalização para que os profissionais sigam as recomendações impostas pelos decretos, para que a gente não tenha surtos de contaminação. Nesse momento, a gente ainda não consegue fazer uma avaliação do que seria o ideal, mas acho que se abrirmos com essas restrições, daqui a duas semanas conseguiremos avaliar melhor”, colocou.

Fisioterapeutas no Piauí

De acordo com o presidente da entidade, cerca de 600 profissionais da fisioterapia atuam diretamente no combate à covid-19 no Piauí. “Fizemos um levantamento que mostra que temos 600 profissionais da fisioterapia envolvidos diretamente no combate à covid-19, e somos a categoria menos contaminada, isso porque o conselho realizou capacitações antes mesmo do primeiro caso se confirmar no Piauí. Apenas 5% dos profissionais da fisioterapia estão contaminados, o levantamento foi fechado no dia 31 de maio”, finalizou Rodrigo Amorim.

Reabertura das clínicas

Ao liberar o funionamento das clínicas, a Prefeitura de Teresina adotou um protocolo que prevê uso de máscara de proteção por clientes, trabalhadores e prestadores de serviços, disponibilização de lavatório, álcool em gel e restrição de 50% de ocupação de cada estabelecimento. Além disso, as clínicas só poderão funcionar de segunda-feira à quinta-feira, das 14h às 18h, com atendimento agendado.

NOTÍCIA RELACIONADA

Firmino Filho autoriza reabertura de clínicas de fisioterapia

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.