Fechar
GP1

Mundo

Primeiro-ministro da Espanha convoca eleições gerais para abril

Pedro Sánchez fez anúncio depois que o Parlamento rejeitou a proposta de orçamento de 2019 do governo minoritário.

Os veículos de comunicação ibéricos informaram que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, marcou eleições gerais para o dia 28 de abril, depois que o Parlamento rejeitou a proposta de orçamento de 2019 do governo minoritário na quarta-feira.

O jornal espanhol El País salienta que, com a data, o governo evita que as eleições gerais coincidam com as municipais, das regiões autônomas e também com as do Parlamento Europeu, marcadas para maio. Sánchez fez a declaração institucional ao vivo nesta manhã, que foi televisionada pelos meios de comunicação locais.

  • Foto: Juan Medina / ReutersPedro SánchezPedro Sánchez

O jornal português Público lembrou que a votação foi reprovada graças à convergência entre membros do Partido Popular (PP), do Ciudadanos e independentistas da Catalunha. Sánchez assumiu o governo em junho de 2018, derrotando o então primeiro-ministro, Mariano Rajoy, do PP.

A agência de notícias lusitana Sapo destacou que as dúvidas sobre se Sánchez iria continuar a governar após a derrota foram encerradas na quinta-feira por meio de uma declaração da ministra da Fazenda, María Jesús Montero. Ela disse a uma rádio que o premiê iria "comunicar a convocação de eleições" e que a única dúvida era sobre quando elas seriam realizadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.