Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Problemas estruturais em estações prejudicam medição de chuvas no Piauí

Costa diz que na capital a estação da zona leste está há mais de um mês sem funcionar e a da zona sudeste, com má funcionamento, há dois dias.

O professor e climatologista Werton Costa denunciou a inoperância de estações meteorológicas do Piauí, afirmando estar preocupado com o quadro, relativamente grave, de algumas estações que estão há meses sem computar chuvas em alguns municípios.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta terça-feira (19), o climatologista explica que esta situação prejudica tanto a pesquisa científica, para quem se vale desses dados, como as políticas públicas, visto que as informações coletadas pelas estações são armazenadas e compõem um rol de estatísticas.

  • Foto: Raissa MoraisWerton CostaWerton Costa

“Eles (os dados) não irão retornar, eles não serão lançados, não foram guardados, eles foram simplesmente perdidos. Então qualquer pessoa que faça uma consulta, visto que esses dados são públicos, não vai encontrar dados de chuva de determinados municípios, em determinados períodos, enquanto essas estações continuarem com problemas, quebradas ou por falta de profissionais para fazer o acompanhamento.”

"Esses dados servirão para construir um relatório sobre como foi o período chuvoso, de modo geral, nos municípios. Eles atestam mapas, mas se continuarem nesta situação vão atestar um mapa que dirá que não houve chuvas. Então você imagina: algumas cidades com chuvas e outras sem, mas não por que não teve e sim porque não foram computadas.”

Segundo Costa, essas informações equivocadas podem prejudicar agricultores atendidos por políticas públicas, uma vez que esses dados servem de orientação para o Ministério e as secretarias da Agricultura, e moradores de áreas vulneráveis que dependem dos alertas da defesa civil.

INMET

Das estações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), estão inoperantes as de Castelo do Piauí, Esperantina, São Pedro do Piauí e Campo Maior. O professor destaca ainda que a estação de São Pedro não registra chuvas desde o ano passado e que a de Campo Maior, inaugurada este ano, não registrou nada apesar das chuvas recorrentes.

CEMADEM

Das estações do CEMADEM (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), as de União, Porto, Piracuruca, Campo Maior, Boqueirão do Piauí e Teresina também estão com problemas ou inoperantes. Costa diz que na capital a estação da zona leste está há mais de um mês sem funcionar e a da zona sudeste, com má funcionamento, há dois dias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.