Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Procurador investiga denúncias contra GAV Educação Infantil

A portaria nº 419.2018 foi assinada pelo Procurador do Trabalho José Wellington de Carvalho Soares, nesta terça-feira (14).

O Ministério Público do Trabalho no Piauí abriu inquérito civil para investigar denúncias contra o GAV (Grupo de Amigos da Vida) Educação Infantil Ltda, localizado em Teresina. A portaria nº 419.2018 foi assinada pelo Procurador do Trabalho José Wellington de Carvalho Soares, nesta terça-feira (14).

O objetivo é investigar ocorrência de ilícitos trabalhistas referentes a trabalho irregular de adolescente, jornada extraordinária em desacordo com a lei, ausência de intervalo intrajornada e salário inferior ao mínimo nacional.

O procurador destacou que é direito social dos trabalhadores urbanos e rurais a duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e 44 semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Foi considerado ainda que é proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, além de que é direito social dos trabalhadores urbanos e rurais o salário mínimo fixado em lei e nacionalmente unificado.

Para o membro do MPT, as irregularidades relatadas, se verídicas, têm repercussão coletiva e envolvem interesses transindividuais de trabalhadores.

Outro lado

Ouvido, na terça-feira (14), o presidente do GAV, Antônio Quinto, informou que desconhece o inquérito: "Nós não fomos notificados não. Na verdade nós estamos fazendo um trabalho, mas tudo está sendo feito de acordo com a lei", afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.