Fechar
GP1

Brasil

Produtor Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

Veredicto sela a queda do magnata de Hollywood depois do movimento #MeToo; júri o considerou inocente pela acusação mais séria.
Por Estadão Conteúdo

O produtor Harvey Weinstein foi declarado culpado pelos crimes de violação e abuso sexual, selando a queda do magnata de Hollywood depois do movimento #MeToo. Ele foi condenado por acusações de abuso sexual ocorrido em 2006 e de um estupro em 2013. O júri considerou Weinstein inocente pela acusação mais séria, agressão sexual predatória, que poderia resultar em uma sentença de prisão perpétua.

Weinstein deve aguardar na prisão a sentença, que será divulgada em 11 de março, informou o juiz James Burke. A defesa do produtor anunciou que irá recorrer da decisão.

O produtor, de 67 anos, será sentenciado por Burke com uma pena mínima de cinco anos e uma máxima de 25 anos por agredir sexualmente a assistente de produção Mimi Haleyi, em 2006, e pelo estupro da ex-atriz Jessica Mann, em 2013.

Weinstein parecia resignado quando o veredicto chegou e foi visto conversando com seus advogados logo depois.

O veredicto chega após três semanas de depoimentos dolorosos envolvendo acusadoras que falaram de violações, sexo oral forçado, masturbação e propostas indecorosas justificadas em Hollywood como parte da cultura do "teste do sofá".

A condenação foi vista como um esperado ajuste de contas, depois que anos de rumores sobre o comportamento de Weinstein se converteram em 2017 em uma torrente de acusações que destruiu sua carreira e deu lugar ao #MeToo, o movimento global para incentivar mulheres a se pronunciar e denunciar homens poderosos por conduta sexual inapropriada.

As mulheres que acusaram Harvey Weinstein de agressão sexual ou estupro "mudaram o curso da história", disse o promotor de Manhattan na segunda-feira, Cyrus Vance, após o veredicto. Weinstein também foi acusado em janeiro de dois ataques sexuais em Los Angeles, pelos quais ele ainda deve responder à justiça. Também é alvo de vários processos civis.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.