Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Programa da FMS distribui aparelhos auditivos em Teresina

De acordo com a Prefeitura, programa Saúde auditiva já forneceu mais de 700 aparelhos auditivos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do programa de Saúde Auditiva distribuiu 714 aparelhos para níveis variados de perda de audição no primeiro semestre de deste ano. O programa está localizado no Centro Lineu Araújo, Centro Sul de Teresina.

Para receber o aparelho auditivo, a pessoa deve ir a uma Unidade Básica de Saúde e marcar exames e consulta com um médico otorrinolaringologista. Posteriormente, deve levar a documentação necessária (laudo com comprovação da perda auditiva, exame radiológico, RG, comprovante de residência e cartão do SUS) para a FMS, na Av. Miguel Rosa, nº 3948.

“O tratamento na rede de saúde de Teresina é integral e, além da dispensação de aparelhos auditivos, abrange o fornecimento de medicamentos, realização de exames e até cirurgia de implante coclear, indicado em caso de paciente diagnosticado com surdez profunda”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

A coordenadora do programa e fonoaudióloga Cecita Amorim afirma que, “o Programa de Saúde Auditiva do Centro Lineu Araújo fornece consulta com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, realiza exames para avaliação da perda auditiva e fornece o aparelho adequado ao caso. Ao entregá-lo, damos todas as orientações e fazemos o acompanhamento periodicamente".

Alexandra Kolontai, otorrinolaringologista do Lineu Araújo, afirma que o envelhecimento ainda é listado como uma das principais causas da perda auditiva, mas há vários fatores que levam a perda de audição parcial ou total. "É importante que as pessoas saibam que quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o resultado do tratamento”, enfatiza.

Maternidades fornecem teste da orelhinha para bebês

De acordo com Jesus Mousinho, diretora de assistência especializada da FMS, as maternidades da Prefeitura de Teresina realizam o teste da orelhinha nos bebês. “É um exame simples, que deve ser feito preferencialmente nas primeiras 24 a 48 horas de vida do recém-nascido e é fundamental para detectar precocemente a perda auditiva”, finaliza.

*Repórter Jeyson Moraes

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.