Fechar
GP1

Piauí

Projeto na Alepi quer medidas de prevenção ao suicídio em escolas

A proposta será analisada nas comissões técnicas e ainda deve passar por votação no plenário. Se aprovada, o governador Wellington Dias (PT) decidirá se irá sancionar.

O deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que tem como objetivo determinar a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio no projeto pedagógico das escolas públicas do Piauí.

A proposta será analisada nas comissões técnicas e ainda deve passar por votação no plenário. Se aprovada, o governador Wellington Dias (PT) decidirá se irá sancionar.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

O projeto quer que as escolas públicas da educação básica realizem ações, como palestras e debates para discutir esses problemas com os alunos. Em sua justificativa para a aprovação da proposta, Flávio Júnior explicou que os dados sobre suicídio são alarmantes.

“É certo que o tratamento deve ser feito com auxílio médico profissional por meio de medicamentos e acompanhamento terapêutico, conforme cada caso. Contudo, o apoio da família é fundamental. Assim, tendo em vista a importância de implementar esta política em âmbito estadual para combater os terríveis e alarmantes índices de depressão, automutilação e suicídio entre os jovens, subscrevo está indicação para que as escolas públicas incluam em seus projetos pedagógicos medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio”, destacou o parlamentar.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), somente no primeiro semestre esse ano, foram notificados 327 casos de tentativa de suicídio na capital piauiense. Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado neste mês apontou que no mundo, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida. A OMS estima que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio por ano. No Brasil, no ano de 2016, foram registrados 13.467 casos de suicídio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.