Fechar
GP1

Piauí

Projeto na Alepi quer prioridade para pessoas com doenças graves

O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT), que apresenta uma lista de doenças que iriam se enquadrar nessa situação.

Projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) concede atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados do Estado, às pessoas que são portadoras de doenças graves.

O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT), que apresenta uma lista de doenças que iriam se enquadrar nessa situação, são citadas: tuberculose ativa, hanseníane, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefripatia grave, estado avançado da doença de Paget, síndrome da deficiência imunológica adquirida- Aids, contaminação por radiação e hepatopatia grave.

Para comprovar o estado de saúde, a pessoa deverá apresentar um documento emitido pelos órgãos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS). As empresas concessionárias de serviço público podem ser multadas em até 3.000 UFIR-PI por infração, em caso de descumprimento.

“Este projeto de lei visa minimizar o sofrimento de pessoas portadoras de doenças graves, incluindo-as nas filas preferenciais já destinadas também aos idosos, gestantes e deficientes”, explicou o deputado Flávio Júnior em sua justificativa para a aprovação da proposição.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.