Piauí

Projeto quer garantir artistas piauienses em eventos locais

Os eventos e festivais culturais com mais de 10 anos estarão isentos do cumprimento da lei, exceto nas festas populares de expressão da nossa cultura local, como o São João, Carnaval e festejos.

Bárbara Rodrigues
Teresina
18/06/2019 11h42 - atualizado 11h42

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que determina que seja realizada apenas a contratação de artistas que expressam a cultura piauiense e regional nos eventos culturais, show e festejos realizados pelos entes públicos com verbas do governo.

Isso significa que qualquer evento do governo estadual, devem ser contratadas artistas que expressam a cultura piauiense e regional. A proposição foi apresentada pelo deputado Franzé Silva (PT) e também foi assinada por Nerinho (PTB) e Júlio Arcoverde (PP).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

Os eventos e festivais culturais com mais de 10 anos estarão isentos do cumprimento da lei, exceto nas festas populares de expressão da nossa cultura local, como o São João, Carnaval e festejos religiosos.

“A música nordestina e piauiense tem grande valor histórico e é parte fundamental na formação da identidade do nosso povo. Ao destinar recursos públicos do Estado do Piauí para promover a valorização de nossa cultura local e regional, o projeto visa garantir a preservação das tradições históricas da nossa gente, ameaçadas pela mercantilização da indústria cultural”, disse Franzé em sua justificativa para a aprovação da proposição.

Ele ainda destacou que “é dever cumprir o papel de guardião dos interesses mais nobres da sociedade piauiense, destinando os recursos públicos para apoiar todas as manifestações culturais que preservem a nossa história”.