Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Promotor investiga irregularidades em concurso da Semec

O concurso oferta 30 vagas para o cargo de professor de 1º ciclo, e de 110 para o de 2º ciclo. As provas do concurso foram aplicadas no domingo, 15 de dezembro.

O promotor Fernando Santos, do Ministério Público do Estado do Piauí, ingressou com um procedimento preparatório com o objetivo de investigar possíveis ilegalidades no Edital nº 007/2019, de 24 de outubro de 2019, lançado pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

O concurso oferta 30 vagas para o cargo de professor de 1º ciclo, e de 110 para o de 2º ciclo. As provas do concurso foram aplicadas no domingo, 15 de dezembro. O promotor já chegou a ingressar com uma ação civil pública pedindo a anulação do edital do concurso que está sendo organizado pelo Núcleo de Concurso de Promoção de Eventos (Nucepe).

  • Foto: GP1Mediador Fernando Santos,Titular da Promotoria de Justiça da Fazenda Pública Promotor Fernando Santos

O promotor questiona alguns itens do edital, principalmente porque para a seleção a Semec decidiu fazer uma seleção baseada em uma prova escrita objetiva e uma prova didática, mas ele explicou que a Lei Municipal n.º 2.972, de 17 de Janeiro de 2001, destaca que a nomeação de professor de primeiro ciclo, professor de segundo ciclo e pedagogo será mediante prévia habilitação em concurso público de provas e títulos, obedecida a ordem de classificação e o prazo de validade do certame.

“Os fatos narrados podem configurar atos de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429/92, e evidenciada a necessidade de adoção de outras providências extrajudiciais e judiciais”, afirmou.

Outro lado

Em nota a Semec informou que "a Secretaria Municipal de Educação esclarece que o concurso segue normalmente de acordo com cronograma definido no Edital de realização do concurso".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Educação de Teresina vai manter concurso no domingo

MP pede suspensão do concurso da Secretaria de Educação de Teresina

Concurso público da Semec será realizado neste domingo em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.