Fechar
GP1

Piauí

Promotor investiga transferência do delegado Maikon Kaestner

Galeno Aristóteles destacou que eventuais vícios de motivação nas portarias que determinaram a transferência desafiam a responsabilização dos responsáveis por atos de improbidade administrati

O promotor Galeno Aristóteles Coêlho de Sá, do Ministério Público do Estado do Piauí, instaurou um inquérito civil para apurar a transferência do delegado Maikon Kaestner que estava na Delegacia de Luís Correia e que foi para a Delegacia de Buriti dos Lopes, na região Norte do Piauí.

Na portaria de nº 22/2019, de 13 de maio, o promotor explicou que com a transferência do delegado Maikon Kaestner, o delegado Christian Castro Mascarenhas acabou assumindo a delegacia de Luís Correia.

  • Foto: Alef Helio/GP1Ministério Público do Estado do PiauíMinistério Público do Estado do Piauí

Segundo o promotor, existe a “necessidade de compreender a lógica dos referidos atos, tendo em vista que se afastou da titularidade de suas atividades um delegado de polícia que atuava em uma delegacia (Luís Correia) com grande volume de procedimentos policiais, para responder por uma delegacia (Buriti dos Lopes), que em tese tem estatisticamente um menor volume de procedimentos, promovendo uma quebra de continuidade administrativa”.

Galeno Aristóteles destacou que o inquérito irá apurar eventuais vícios de motivação nas portarias que determinaram a transferência, assim como apurar a responsabilização dos responsáveis por atos de improbidade administrativa e ajuizamento das medidas cabíveis para a promoção da nulidade dos referidos atos.

O promotor explicou que o inquérito irá “apurar a eventuais vícios de motivação das Portarias nº 312-GDG/2019, e 313-GDG/2019, se constatada irregularidade, buscar a responsabilização dos responsáveis por atos de improbidade administrativa e ajuizamento das medidas cabíveis, determinando, desde já as seguintes providências”.

Outro lado

Em nota a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que "a delegacia de Buriti dos Lopes se encontrava há algum tempo sem a presença da Delegada Titular, em razão de licenças médicas. Em razão disso, o Delegado de Luís Correia foi designado (não removido) para responder por Buriti dos Lopes até o dia 22.06.2019, prazo que encerraria a licença da Delegada. No entanto, no decorrer desse período, houve um pedido de remocão de um Delegado para Buriti dos Lopes, oportunidade em que o Delegado Tilular de Luis Correia foi mantido neste último município".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.