Fechar
GP1

Altos - Piauí

Promotor pede decretação de situação de emergência na Cadeia de Altos

A recomendação administrativa foi assinada pelo promotor de Justiça, Elói Pereira de Sousa Júnior, nessa quarta-feira (27).

O Ministério Público do Estado do Piauí expediu recomendação ao governador Wellington Dias para que declare situação de emergência em saúde pública na Cadeia Pública de Altos. A recomendação administrativa foi assinada pelo promotor de Justiça, Elói Pereira de Sousa Júnior, nessa quarta-feira (27).

O membro do MP considerou abertura de inquérito civil para apurar a suposta intoxicação 48 presos recolhidos na Cadeia Pública de Altos, pelo consumo de água inapropriada e que, nessa quarta-feira (27), já eram cinco presos mortos, mais de 30 internados em vários hospitais da capital, e um número indeterminado de presos que podem estar acometidos da mesma doença (apresentando sintomas iguais ou semelhantes) e ainda reclusos na referida unidade prisional, que tem uma população carcerária atualmente de mais de 700 presos.

  • Foto: Alef Leão/GP1Cadeia Pública de AltosCadeia Pública de Altos

Foi destacada ainda a situação da cadeia com possibilidades reais de agravamento, inclusive com mais mortes, pois “trata-se de uma epidemia sem precedentes no sistema prisional piauiense, agravada por vivenciarmos uma pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-COV2) e, que no Piauí, registra-se um número crescente de pessoas com a covid-19, impactando, sobremaneira, o sistema de saúde”.

O promotor recomendou ainda a realização de um "mutirão da saúde" na referida unidade prisional, com o objetivo de que todos os presos recolhidos na Cadeia Pública de Altos (além de servidores e terceirizados) que apresentem sintomas sejam examinados por profissionais de saúde, necessariamente por médicos infectologistas, clínicos (nefrologistas e gastroenterologistas) e médicos intensivistas, elaborando-se um laudo para cada pessoa examinada, com as condutas médicas indicadas, deixando claro se o tratamento pode ser fornecido dentro da unidade prisional ou não, tudo isso acompanhado de um reforço no número de policiais penais na unidade prisional para um melhor desempenho das atividades dos profissionais da área de saúde.

O governador tem o prazo de cinco dias úteis, devido à urgência do caso, para comunicar o cumprimento, ou não, desta recomendação.

Sexta morte

Nessa quinta-feira (28), foi registrada a sexta morte de um detento da Cadeia Pública de Altos. Adriano Adabio Paz da Silva, de 22 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), e morreu por volta das 15h, com um quadro suspeito da Síndrome de Guillain-Barré.

Detentos que morreram com quadro infeccioso

As demais mortes tiveram início há pouco mais de 15 dias. Em 14 de maio, um detento de iniciais F. W. M. S morreu por conta de um quadro agudo de insuficiência renal, associado a septicemia e pneumonia. Cinco dias depois, no dia 19 de maio, um detento identificado como Martoniel Costa Oliveira, também morreu no HUT. Na última sexta-feira (22), Jeferson Linhares Silva faleceu no Hospital de Urgência de Teresina. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, aonde Robert Ozeas da Silva Pereira também veio a óbito nesse domingo (24).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sexto preso da Cadeia Pública de Altos morre no HUT

Secretaria de Justiça afasta diretor da Cadeia Pública de Altos

Morre quinto detento da Cadeia Pública de Altos com infecção

Morre no HUT quarto detento da Cadeia de Altos com quadro infeccioso

Mais de 20 detentos da Cadeia de Altos estão internados em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.