Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Psicóloga precisa urgente de transplante de medula óssea no Piauí

A psicóloga Iderlâne Marques Costa, 24 anos, foi diagnosticada com Aplasia Medular, e precisa urgentemente de um transplante.

A família da psicóloga Iderlâne Marques Costa, 24 anos, natural em Santa Rita do Piauí, iniciou uma campanha para procurar um doador de medula óssea para a jovem que foi diagnosticada com Aplasia Medular, e precisa urgentemente de um transplante.

Segundo os familiares de Iderlâne, a doença foi descoberta há cerca de duas semanas. "Há mais ou menos duas semanas atrás, os médicos deram o diagnóstico preciso e informaram que a medula óssea dela está com 95% de gordura e apenas 5% de células, portanto o transplante precisa ser realizado com urgência. Ela hoje está aqui em Teresina fazendo o tratamento medicamentoso”, explicou Jordany Soares, prima da jovem.

  • Foto: Arquivo PessoalIderlâne Marques Iderlâne Marques

A doação é feita mediante um cadastro gratuito no Hemopi. “A pessoa precisa se dirigir até o Hemopi, onde é realizado um cadastro e recolhido uma pequena amostra de sangue, que é praticamente indolor. Esse cadastro é nacional, eles não direcionam para ela, como na doação de sangue. Também não é preciso o mesmo tipo de sanguíneo, pode ser um outro tipo que seja compatível. Esses dados são jogados no banco de dados de doadores de medula, então no próprio sistema quando chegam esses dados, já cruzam com as pessoas que estão precisando para ver se é compatível ou não”, informou Jordany.

A família espera que essa campanha ajude não só Iderlâne, mas outras pessoas que também estão há espera de um doador de medula compatível.

Aplasia Medular

Aplasia da medula óssea é uma das formas mais severas de aplasia, termo usado para descrever uma falha no desenvolvimento de algum tecido ou órgão no corpo. O paciente com a doença não produz suficientes células sanguíneas, necessitando receber transfusões para controlar a anemia grave e o baixo número de plaquetas.

Em casos muito graves, o transplante de medula óssea é a única opção para o paciente com aplasia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.