Fechar
GP1

Teresina - Piauí

PSL pede anulação da eleição de Jeová Alencar para presidência da Câmara

A ação foi ajuizada no dia primeiro de fevereiro deste ano e distribuída à 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.

O Diretório Estadual do Partido Social Liberal - PSL, à frente o presidente da Comissão Provisória, radialista Sérgio Bandeira, ingressou com Mandado de Segurança com pedido de liminar, visando anular a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Teresina ocorrida no dia 16 de novembro de 2017.

A ação foi ajuizada no dia primeiro de fevereiro deste ano e distribuída à 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.

O partido alega que a eleição ofendeu os princípios da legalidade, moralidade e publicidade, “bem como o princípio da vinculação dos atos administrativos, consistindo em ato manifestamente ilegal e contrário ao Estado Democrático de Direito”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino Filho, prefeito de Teresina  e Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de TeresinaFirmino Filho, prefeito de Teresina e Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de Teresina

De acordo com a ação, a chapa vencedora e aclamada em 17/11/2017 é nula, dados os vícios inerentes à sua formação. Argumenta que foram quatro as nulidades ocorridas na eleição: a ofensa aos princípio da publicidade e da transparência, “em face do rompimento da regras regimentais e da publicação de atas e atos relacionados a esta eleição”; o rompimento da regra da participação feminina, prevista no art. 10, §3º do Regimento Interno da Câmara Municipal; o desrespeito a proporcionalidade partidária, “regra de observação obrigatória, conforme o art. 25, §1º, da Lei Orgânica do Município de Teresina” e o princípio da anterioridade estabelecido no art. 16 da Constituição Federal.

O juízo da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública determinou a notificação do presidente da Câmara, Jeová Alencar, para prestar informações no prazo de 10 dias e, em seguida, deverá apreciar o pedido de liminar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.