Fechar
GP1

Teresina - Piauí

PSOL oficializa candidatura de Lucineide Barros a prefeita de Teresina

A candidata é professora efetiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O PSOL homologou nesta terça-feira (15) a candidatura da professora Lucineide Barros e de sua vice, Cyntia Falcão, para disputar a Prefeitura de Teresina nas eleições deste ano. A convenção aconteceu em um restaurante embaixo da ponte do Poti Velho, que dá acesso ao bairro Santa Maria da Codipe.

Na ocasião, a candidata que é professora efetiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), destacou que uma de suas principais bandeiras é lutar pelo bem-estar da população, garantindo moradia e assegurando direitos essenciais.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Professora Lucineide Barros, candidata a prefeita pelo PSOLProfessora Lucineide Barros, candidata a prefeita pelo PSOL

“Nós estamos apresentando um programa na qual Teresina possa ser orientada pela política do ‘bem-viver’, uma sintonia com a questão socialista que o nosso partido defende e nós estamos construindo nosso programa a partir de quatro eixos. Um eixo é esse do bem-viver, que traz as questões sobre moradias, transportes, trânsito, mobilidade e afins. Outro eixo é que todas as vidas importam, portanto, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, negros e negras, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, todas as vidas importam”, disse.

Saúde

A candidata criticou ainda a dificuldade de acesso a um serviço de saúde de qualidade na capital, ressaltou que um outro eixo de propostas será trabalhar essa questão.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Lucineide Barros e demais candidatos do PSOL nas eleições de TeresinaLucineide Barros e demais candidatos do PSOL nas eleições de Teresina

“Estamos dizendo que Teresina precisa ter saúde para a vida e não para o mercado, vemos pessoas padecendo nas filas enquanto se tem uma propaganda comercial que diz que Teresina é um grande centro de saúde. Para se ter saúde é preciso no mínimo ter saneamento básico, necessidades básicas e direitos humanos”, enfatizou.

Segurança

Lucineide fez críticas também à atuação da Guarda Municipal de Teresina e disse acreditar em abordagens mais brandas e discursos que orientem os jovens.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Candidata a prefeita de Teresina pelo PSOLCandidata a prefeita de Teresina pelo PSOL

“Outro eixo fala sobre a necessidade de se constituir uma política de segurança, que tem a ver com a negação das violências que estão instaladas e com a necessidade de a gente colocar os mecanismos que a política pública já dispõe, como a Guarda Municipal, que não pode ser posta para repressão como nós estamos vendo. Precisamos de abordagens que orientem os nossos adolescentes, jovens”, pontuou.

Escolha do local da convenção

A candidata Lucineide falou ainda sobre pontos que levaram a escolha do local da convenção, que aconteceu em uma região que fica embaixo da ponte do Poti Velho.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Lucineide BarrosLucineide Barros

“Nós estamos em um lugar que é o berço de Teresina, aqui estão as origens dessa cidade. No primeiro momento, a ideia era que a capital se instalasse aqui nessa região, no entanto, o conselheiro Saraiva avaliou que aqui era uma área muito insalubre e com uma população muito pobre. Então, nós entendemos que esse local é marcado por três grandes negações que também marcam a cidade de Teresina, a primeira é a tentativa do extermínio dos povos originais, caçaram os índios dessa região por cerca de 25 anos, a segunda marca diz respeito à exclusão territorial, se olha para cá e vê povo pobre. Nessa perspectiva está um preconceito histórico contra pobre, em que os melhores benefícios da cidade não podem ser para os pobres. O terceiro momento vem na atualidade em que se pretende ampliar um parque que deve ser uma área de valorização dessa região, mas que se quer fazer isso tirando as famílias que são originárias daqui”, explicou.

O partido conta ainda com 11 candidatos na disputa por vaga na Câmara Municipal de Teresina, que vão percorrer a cidade juntamente com Lucineide Barros nesta eleição.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.