Fechar
GP1

Picos - Piauí

PTB rompe acordo e lança candidato à presidência da Câmara de Picos

Integrante da base de apoio ao Prefeito de Picos, PTB se aliou a oposição e lançou o vereador José Luís de Carvalho como candidato à presidente da Câmara.

Depois de fechar um acordo prévio com o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), para apoiar à reeleição do presidente da Câmara, Hugo Victor Saunders Martins (MDB), o PTB voltou atrás, se aliou a oposição e lançou o nome do vereador José Luís de Carvalho (PTB) para concorrer à presidência da mesa diretora da casa.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 José Luís de Carvalho (PTB) encabeça chapa de oposição ao prefeitoJosé Luís de Carvalho (PTB) encabeça chapa de oposição ao prefeito

A decisão de se aliar a oposição e lançar candidatura própria à presidência da Câmara Municipal de Picos foi anunciada oficialmente pelo PTB na manhã desta quarta-feira, 27. O fato veio a público depois que o partido registrou oficialmente a chapa denominada de Renovação, que conta com os nomes de três petebistas e dois representantes da bancada de oposição ao prefeito Padre Walmir.

A eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Picos biênio 2019-2020 foi antecipada e será realizada nesta quinta-feira, 28. Duas chapas foram inscritas e aquela que obtiver maior número de votos será declarada vencedora. Ao todo quinze vereadores votarão e a posse dos eleitos ocorrerá no primeiro dia útil do próximo ano.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Câmara de Picos elege nova mesa diretora nesta quinta-feiraCâmara de Picos elege nova mesa diretora nesta quinta-feira

A chapa um, denominada de Renovação, tem como candidato a presidente José Luís de Carvalho (PTB), 1º vice-presidente, Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho (PP); 1º secretário, Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP); 2ª vice-presidente, Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PTB) e 2º secretário, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB).

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Presidente Hugo Victor concorre à reeleiçãoPresidente Hugo Victor concorre à reeleição

A chapa dois é encabeçada pelo atual presidente da Câmara de Picos, Hugo Victor (MDB); tendo como 1º vice-presidente, Simão Carvalho Filho (PSD); 1º secretário, Wellington Dantas (PT); 2º vice-presidente, Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi (PT) e 2º secretário, José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP).

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Duas chapas foram registradasDuas chapas foram registradas

Retaliação

Segundo apurou a reportagem do GP1, o Palácio Coelho Rodrigues encarou a decisão do PTB como um rompimento e já teria, inclusive, tomado as primeiras providências. A informação é que o Padre Walmir autorizou ainda pela manhã desta quarta-feira, o Procurador Geral do Município, advogado Maycon Luz, a redigir as portarias de exoneração das três secretarias indicadas pelo partido. Além de outra indicada pelo PSL, comandado em Picos pelo vereador José Arimateia Luz, o Maté, que está licenciado.

A posição do Palácio Coelho Rodrigues é de que, caso os vereadores do PTB mantenham a decisão de não cumprir o acordo celebrado e não votarem na reeleição do presidente Hugo Victor, as portarias com as exonerações dos secretários indicados pelo partido serão publicadas no dia seguinte no Diário Oficial dos Municípios. Também serão exoneradas todas as pessoas com cargos em comissão indicadas pela legenda.

Atualmente o PTB está à frente de três secretarias municipais na gestão do Padre Walmir. Saúde, comandada por Marília Bezerra, esposa do vereador Chaguinha. Serviços Públicos, dirigida por Elisomar de Carvalho, o Mazinho, irmão do vereador José Luís e, Cultura, que tem à frente Mazukiel Alves, irmão da vereadora Dalva Mocó. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento é comandada por Camila de Sousa Luz, filha do vereador Maté, que integra o grupo político do deputado Nerinho (PTB).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.