Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Quadrilha explode caixa eletrônico na Câmara Municipal de Teresina

As primeiras informações dão conta que os assaltantes utilizaram maçaricos para ter acesso ao dinheiro do caixa. Várias cédulas ficaram espalhadas pelo chão.

Brunno Suênio/GP1 1 / 7 Bandidos explodem caixa eletrônico na Câmara Municipal de Teresina Bandidos explodem caixa eletrônico na Câmara Municipal de Teresina
Brunno Suênio/GP1 2 / 7 Coronel Márcio Oliveira Coronel Márcio Oliveira
Brunno Suênio/GP1 3 / 7 Secretário de Segurança, coronel Rubens Secretário de Segurança, coronel Rubens
Brunno Suênio/GP1 4 / 7 Viatura da Rone Viatura da Rone
Brunno Suênio/GP1 5 / 7 Força Tática da Polícia Militar Força Tática da Polícia Militar
Brunno Suênio/GP1 6 / 7 Câmara Municipal de Teresina Câmara Municipal de Teresina
Divulgação 7 / 7 Local onde os bandidos estouraram o caixa eletrônico Local onde os bandidos estouraram o caixa eletrônico

Uma quadrilha formada por cinco bandidos encapuzados estourou um caixa eletrônico do Banco do Brasil da Câmara Municipal de Teresina na madrugada desta terça-feira (19), no bairro Cabral, zona norte da Capital.

As primeiras informações dão conta que os assaltantes renderam dois vigilantes e em seguida utilizaram maçaricos para ter acesso ao dinheiro do caixa. Várias cédulas ficaram espalhadas pelo chão. Ainda não se sabe a quantia levada pelos bandidos. Policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar foram acionados e estão no local neste momento.

Durante entrevista à nossa reportagem, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar disse que no momento da ação dois vigilantes estavam de plantão. “Recebemos a notícia por volta das 4h50 da madrugada de que um dos caixas tinha sido arrombado. Não é possível dizer ao certo quantos eram porque a todo momento parecia que eles se comunicavam com alguém do lado de fora. Segundo os vigilantes, os bandidos não agiram com violência só em um momento eles se estressaram, mas, não fizeram nada com os vigilantes e nem com as demais dependências da Câmara”, contou Jeová.

Havia pedido retirada dos caixas

Temendo a onda de explosões de caixas eletrônicos no Piauí, Jeová Alencar disse que já havia solicitado a retirada dos equipamentos temendo a ação de bandidos. “Por volta de um mês fizermos um requerimento solicitando a retirada desses caixas temendo que algo desse pudesse acontecer. Mas, infelizmente nós não tivemos resposta até agora”, lamentou o presidente da Câmara de Teresina.

Ainda de acordo com Jeová, as imagens do circuito de câmeras da Câmara serão usadas para tentar identificar os autores do arrombamento. “A polícia vai usar as imagens para saber quantos eram, como foi que eles agiram se tinha mais gente dando cobertura”, disse Jeová que informou também que devido ao ocorrido o expediente terá que ser suspenso. “A polícia achou por bem suspender os trabalhos hoje para preservar o local para que seja feita a perícia”.

A ação

O coronel Márcio Oliveira, comandante geral de operações da Polícia Militar, explicou ao GP1 como a operação aconteceu. “Recebemos a informação que houve um arrombamento no caixa eletrônico do Banco do Brasil aqui na Câmara Municipal, viemos para cá de imediato e já se encontrava aqui a primeira viatura da Rone isolando o local e também estavam os dois vigias que prestam serviço ao poder legislativo. Eles afirmaram que por volta de 1h da manhã foram rendidos por três pessoas encapuzadas, armadas com arma de fogo e que levaram eles até o local onde ficam os caixas eletrônicos. Após se certificarem que não tinha mais ninguém, entraram mais dois indivíduos trazendo cilindros de oxigênio, maçarico e fizeram o corte do caixa eletrônico do Banco do Brasil. Lá tem mais dois da Caixa Econômica, mas eles não tocaram neles. Também colocaram uma lona preta para impedir a visibilidade, pois as portas são de vidro e o nosso policiamento está sempre passando por aqui”, informou.

A quadrilha ficou no local até conseguir retirar todo o dinheiro do caixa eletrônico. “Os vigias foram presos e amarrados, por volta das 5h eles terminaram o arrombamento. Tem muitas notas queimadas. Tem vários vestígios aqui e acreditamos que o trabalho da perícia será facilitado. O secretário de segurança está no local e já acionou todos os meios”, explicou.

O coronel destacou a organização da quadrilha. “Eles estavam bem organizados. Eram cinco pessoas. Três chegaram armadas e renderam os vigias. Outras duas fizeram a parte do arrombamento. Tiveram cuidado de colocar uma lona preta para cobrir a ação. O positivo é que não fizeram nenhum mal aos vigias”, afirmou.

O secretário de Segurança, o coronel Rubens Pereira, afirmou que “está demonstrado aqui, a princípio, que foi uma operação planejada. Já acionamos a perícia, o Greco. O que nos chama atenção é que eles só explodiram o caixa do Banco do Brasil, sendo que tem mais dois da Caixa Econômica. Não sei por que tomaram essa atitude. Talvez porque se fosse da Caixa Econômica a Polícia Federal teria que atuar. Isso vamos apurar. Há muitos vestígios que eles deixaram no local e isso também é um sinal de que é possível chegar aos autores”

Nota

A assessoria de comunicação da Câmara enviou nota ao GP1, onde esclarece que as demais dependências do local não foram atingidas e que ninguém ficou ferido na ação criminosa.

Nota de esclarecimento

A Câmara Municipal de Teresina esclarece que a polícia ainda está realizando a perícia para ter mais informações quanto o arrombamento de um dos caixas eletrônicos que ficam em suas dependências, na madrugada desta terça-feira (19/06). A CMT esclarece ainda que não houve qualquer prejuízo a mais nas dependências da Casa, ou qualquer ferido durante a ação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.