Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Quase 6 mil pessoas estão imunes ao coronavírus em Teresina, diz pesquisa

Desse total, 19.833 estão no estado ativo da doença, portanto, podem transmitir o vírus. Outras 23.611 estão em processo de imunização e, 5.667 pessoas já estão imunes a Covid-19.

Resultado da 6ª pesquisa de investigação sorológica realizada pela Prefeitura de Teresina entre os dias 22 a 24 de maio, mostrou a curva de expansão do novo coronavírus na Capital, com 49.998 casos positivos para a doença. Desse total, 19.833 se encontram no estado ativo da doença, portanto, podem transmitir o vírus. Outras 23.611 estão em processo de imunização e 5.667 já estão imunes à Covid-19.

A sondagem, divulgada nesta quarta-feira (27), revelou ainda que a quantidade de casos positivos é 40 vezes maior que os 1.260 casos confirmados oficialmente no domingo anterior à pesquisa. O prefeito Firmino Filho (PSDB) disse que, desde a quarta etapa da sondagem, estão sendo realizados testes que distinguem os dois tipos de anticorpos para o vírus: o IgM e o IgG.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

“Os anticorpos IgM indicam infecção na fase ativa, recente. Já os anticorpos IgG também são uma resposta ao vírus, porém atuam na fase mais tardia da infecção, indicando já uma possível imunidade instalada contra o vírus. Inicialmente, eram realizados testes rápidos que detectavam os anticorpos totais das pessoas. Mas, passamos a realizar também os testes que fazem essa diferenciação das pessoas que estão infectantes das que foram infectadas há mais tempo, não transmitem mais o vírus e já tem uma defesa instalada. E esses dados são muito importantes e nos dão mais clareza sobre a situação do vírus na cidade e para a nossa tomada de decisões no enfrentamento à doença”, explicou ele.

A pesquisa realizada em parceria com o Instituto Opinar, mostrou ainda que o vírus já está em toda Teresina. O número maior de casos está na zona norte, com 35%, seguida da região sul, que aparece com 28%. A zona sudeste permanece em terceiro, com 23% dos casos positivados.

A zona leste segue com o menor percentual, de 15%. “Isso mostra a evolução da doença, que iniciou pela zona leste, depois seguiu para a sudeste, e ficou por um tempo com a zona sul apresentando os maiores índices de positivados. Mas, agora está crescendo o número de casos pela zona norte”, frisou Firmino.

Faixa etária

Em relação à faixa etária, a pesquisa sorológica aponta que atualmente não há diferença considerável de contaminação entre as idades, com percentuais variando entre 15% e 18%. O maior percentual está entre as idades de 15 a 24 anos e 35 a 44 anos, sendo de 18%. Em seguida aparecem as pessoas com idade entre 25 e 34 anos, representando 17 % dos casos. Na faixa de idade entre 45 e 54 anos o índice de casos confirmados está em 16%. Já o número de casos positivos entre crianças e adolescentes com idade entre 0 e 14 anos está em 11%. A população maior de 70 anos infectada corresponde a 5%.

Taxa de propagação

  • Foto: DivulgaçãoTaxa de contágio por pessoaTaxa de contágio por pessoa

A última etapa da pesquisa mostra que a taxa de propagação do novo coronavírus cresceu e está em 1,89. O conceito corresponde ao número médio de contágio causado por cada pessoa contaminada. A média mundial varia entre 2% e 2,5%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, e o ideal é que esta taxa esteja menor do que 1.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho envia para Câmara projeto que reduz o próprio salário

Firmino diz que servidores de todos os órgãos farão teste de covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.