Fechar
GP1

Piauí

Regina Sousa assina decreto que beneficia mães após o parto

O serviço será oferecido para mães, bebês e acompanhantes que estiverem no mesmo município da maternidade.

Hélio Alef/GP1 1 / 10 Regina Sousa em solenidade Regina Sousa em solenidade
Hélio Alef/GP1 2 / 10 Regina Sousa Regina Sousa
Hélio Alef/GP1 3 / 10 Solenidade no Karnak Solenidade no Karnak
Hélio Alef/GP1 4 / 10 Themístocles Filho Themístocles Filho
Hélio Alef/GP1 5 / 10 Regina Sousa Regina Sousa
Hélio Alef/GP1 6 / 10 Solenidade realizada no Karnak Solenidade realizada no Karnak
Hélio Alef/GP1 7 / 10 Regina Sousa assina decreto Regina Sousa assina decreto
Hélio Alef/GP1 8 / 10 Janainna Marques Janainna Marques
Hélio Alef/GP1 9 / 10 Fábio Novo Fábio Novo
Hélio Alef/GP1 10 / 10 Regina Sousa Regina Sousa

Nessa sexta-feira 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a governadora em exercício, Regina Sousa (PT), fez a assinatura de decreto que dá o direito às mães atendidas pelas maternidades estaduais de serem transportadas até suas residências com seus bebês.

O serviço será oferecido para mães, bebês e acompanhantes que estiverem no mesmo município da maternidade. Para ter acesso ao transporte é necessário que o acompanhante ou familiar da parturiente faça a solicitação no ato da internação.

“O que estamos estabelecendo hoje, por iniciativa da nossa governadora em exercício, é um programa que obriga as maternidades estaduais a fazerem o transporte pós-parto das pacientes do SUS, depois da alta médica, até as suas residências. Todas as mães que foram atendidas em maternidades estaduais vão ser beneficiadas”, disse o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto.

A governadora em exercício, Regina Sousa, disse que o decreto vai garantir a efetividade da medida. “É uma coisa simples, mais de sensibilidade. O decreto é mais para dar respaldo, para que ninguém chegue e acabe, mas qualquer governante poderia fazer isso sem esse decreto. Então assinei o decreto para dar essa garantia jurídica. Agora a secretaria de Saúde vai cuidar sobre o transporte necessário, então eu escolhi esse dia, mais pela simbologia, mas essa é uma questão da saúde mesmo das mulheres e das crianças”, disse a governadora em exercício.

O deputado estadual Fábio Novo (PT) disse que o decreto ajuda a dar mais dignidade as mulheres após o parto. “Isso é um ato simbólico, como está sendo assinado no Dia Internacional da Mulher, reforça esse empoderamento. Reforça o papel da mulher na sociedade. É um decreto simples, mas cheio de simbologia, que dá dignidade também para essas mulheres que são atendidas pelo SUS. Muitas são pobres e voltam para casa de moto, então isso ajuda para que elas voltem de forma digna”, afirmou o parlamentar.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.