Fechar
GP1

Mundo

Reino Unido oficializa o início de sua saída da União Europeia

Carta assinada pela premiê britânica Theresa May deve ser entregue ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Após a entrega de uma carta de oito páginas ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o Reino Unido dará início oficialmente a sua retirada da União Europeia nesta quarta-feira (29).

A carta, que foi assinada pela primeira-ministra Theresa May, será entregue pelo embaixador britânico na UE, Tim Barrow, e simboliza o acionamento do Artigo 50 do Tratado de Lisboa. O presidente do Conselho prometeu informar nesta sexta-feira (31), as primeiras diretrizes do processo de negociação entre o Reino Unido e os outros 27 países da EU.

  • Foto: Christopher Furlong/ReutersTheresa May assina carta de saída da União EuropeiaTheresa May assina carta de saída da União Europeia

De acordo com informações do G1, esta é a primeira vez que o artigo, criado em 2009, é invocado por um país que decide deixar o bloco. O processo deve ser concluído em dois anos, no dia 29 de março de 2019. Esse prazo só pode ser prorrogado com uma aprovação unânime de todos os países da União Europeia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.