Fechar
GP1

Piauí

Rejane Dias entrega tratores a 37 municípios no Parque de Exposições

A aquisição das máquinas é fruto de emenda parlamentar, de 2019, da deputada piauiense de um total de R$ 4.451.288,76, em convênio com a CODEVASF e Secretaria de Estado das Cidades.

A deputada federal pelo PT e primeira-dama do estado do Piauí, Rejane Dias, realizou a entrega de tratores agrícolas a 37 municípios nesta segunda-feira, 29, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina (PI). A aquisição das máquinas é fruto de emenda parlamentar, de 2019, da deputada piauiense de um total de R$ 4.451.288,76, em convênio com a CODEVASF (Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) e Secretaria de Estado das Cidades.

Respeitando as normas sanitárias de prevenção da Covid-19 e feita em etapas, a entrega dos equipamentos agrícolas contou apenas com a presença de representantes de associação de agricultores dos municípios beneficiados. Hoje, a primeira etapa, foram entregues metade dos tratores e seus implementos como o arado, a grade aradora, e a carreta agrícola. A etapa restante de entrega dos equipamentos deve ser concluída nos próximos dias junto a CODEVASF.

  • Foto: Divulgação/AscomTratores entregues pela deputada Rejane DiasTratores entregues pela deputada Rejane Dias

Para Rejane Dias os equipamentos agrícolas chegam em momento oportuno para as associações agrícolas.

"Embora tenha sido atingida pela pandemia do Covid-19, a produção agrícola não parou. É uma atividade mais do que essencial nesse momento tanto para a sobrevivência do homem do campo e sua família quanto daqueles que compram sua produção. Acredito que os equipamentos vão sim ajudar a fortalecer a agricultura familiar nesses municípios para esse momento e após.", comenta a parlamentar.

Sobre Agricultura Familiar

A Agricultura Familiar tem participação significativa na produção dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros. É constituída de pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores. O setor se destaca pela produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças.

  • Foto: Divulgação/AscomAs máquinas foram adquiridas por meio de um convênio entre a CODEVASF e a Secretaria de Estado das Cidades.As máquinas foram adquiridas por meio de um convênio entre a CODEVASF e a Secretaria de Estado das Cidades.

Na agricultura familiar a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor, pois muitas vezes alia a produção de subsistência a uma produção destinada ao mercado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.