Fechar
GP1

São Pedro do Piauí - Piauí

Relembre a trajetória política do deputado federal Assis Carvalho

O presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores morreu aos 58 anos após sofrer um infarto no município de Oeiras.

Surpreendeu a todos a notícia do falecimento do deputado federal Assis Carvalho neste domingo (05). O presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí morreu aos 58 anos, após sofrer um infarto na cidade de Oeiras. O GP1 fez um resgate da trajetória do político, que exercia o terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados em Brasília.

Nascido na zona rural de Oeiras, no povoado Santo Antônio, filho de Ana de Carvalho Gonçalves e Antônio Sobreira Gonçalves, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves era o mais velho de oito irmãos.

  • Foto: Alef Leão/GP1Assis CarvalhoAssis Carvalho

Começou a estudar tardiamente, aos 10 anos de idade. Logo depois, mudou-se para Teresina, onde seguiu os estudos e trabalhou como auxiliar de assentador de vidros, auxiliar de escritório, gerente de lojas, até passar no concurso para bancário da Caixa Econômica Federal, em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), no ano de 1997.

Como bancário, presidiu a Associação do Pessoal da Caixa (APCEF) e foi duas vezes dirigente do Sindicato dos Bancários do Piauí. Foi ainda membro da diretoria da Confederação Nacional dos Bancários e sócio fundador da Cooperativa de Crédito dos Bancários de Teresina.

Vida política

Em toda a sua trajetória política Assis foi filiado ao Partido dos Trabalhadores e era uma das principais lideranças da legenda a nível estadual. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006, cargo que exerceu até 2011, quando assumiu uma cadeira em Brasília como deputado federal, onde atuou por três mandatos consecutivos até a data do seu falecimento.

Cargos no Governo do Estado

Assis Carvalho também é lembrado por ter ocupado cargos importantes na administração pública estadual, passando pelo comando do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI), da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A), e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), onde ficou por mais tempo, entre 2007 e 2011.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deputado federal Assis Carvalho morre aos 58 anos em Oeiras

Firmino Filho decreta luto de três dias após morte de Assis Carvalho

Wellington Dias decreta luto de três dias pela morte de Assis Carvalho

"Meu amigo da vida inteira", lamenta Wellington Dias após morte de Assis

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.