Picos - PI

Rinaldinho defende união de órgãos no combate as queimadas em Picos

Parlamentar propôs a união de vários órgãos do município de Picos para facilitar o combate às queimadas.

José Maria Barros
Picos
23/07/2020 08h03 - atualizado 08h06

O vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (MDB), propôs no início da semana a união de vários órgãos do município de Picos com o Corpo de Bombeiros, para facilitar o combate às queimadas.

A proposta foi apresentada pelo vereador Rinaldinho durante reunião realizada na manhã da última segunda-feira, 27, com representantes dos órgãos envolvidos na iniciativa.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Vereador RinaldinhoVereador Rinaldinho

A reunião foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Picos e, além do vereador Rinaldinho, contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, das secretarias municipais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Agricultura e Abastecimento, Defesa Civil; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Procuradoria Geral do Município.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Proposta foi anunciada no plenário da CâmaraProposta foi anunciada no plenário da Câmara

Segundo Rinaldinho, diferente dos outros anos, as queimadas em 2020 começaram mais cedo em Picos e região. Além do mais, acrescenta, tem um agravante, que é a pandemia do covid-19, pois, as pessoas que já têm dificuldade para respirar, com a fumaça das queimadas agrava ainda mais o quadro de saúde delas.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Proposta visa ajudar Corpo de BombeirosProposta visa ajudar Corpo de Bombeiros

“Então, preocupado com isso, fizemos essa reunião com a participação do Corpo de Bombeiros e representantes de algumas secretarias municipais, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos e da Procuradoria Geral, onde a gente possa fazer um plano de emergência. Em síntese, cada secretaria pode contribuir junto ao Corpo de Bombeiros, no sentido de que essa ação possa chegar o mais rápido possível” – explicou Rinaldinho.

Como exemplo o vereador Rinaldinho citou o Meio Ambiente no tocante a fiscalização, investigando quem fez à queimada e se a pessoa pediu autorização aos órgãos competentes. A Defesa Civil entraria com a ajuda de material humano, com a participação do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios. A Agricultura para disponibilizar carros pipa com maior capacidade.

“Portanto, essa reunião foi com o intuito de reunir forças, usando a estrutura de cada secretaria do município e colocar à disposição do Corpo de Bombeiros para esse serviço. Fiquei feliz com a participação de todos. Saimos daqui com vários entendimentos e esperançosos de que demos o pontapé inicial para preparar o município de Picos no combate às queimadas” - concluiu Rinaldinho.