Fechar
GP1

Mundo

Rússia e China se posicionam a favor de Nicolás Maduro

Além de Moscou e Pequim, Irã e a Turquia também legitimam o sucessor de Hugo Chávez e se manifestaram contra o que chamam de 'tentativa de golpe'.

O Kremlin afirmou nesta quinta-feira, 24, que Nicolás Maduro é o presidente legítimo da Venezuela e que tentativas externas de usurpar o poder descumprem com a lei internacional. Outros países, como a China e a Turquia, também disseram ser contra uma eventual interferência dos Estados Unidos sobre as decisões internas em Caracas.

O porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov, afirmou que uma intervenção é “inaceitável” e que as declarações dos EUA sugerindo a possibilidade de entrar com forças militares no país são muito perigosas. Perguntado se a Rússia, antiga aliada da Venezuela, estaria disposta a dar asilo a Maduro, o porta-voz afirmou que ele é o líder legítimo do país.

  • Foto: AP Photo/Fernando LlanoManifestantes marcham contra Maduro na VenezuelaManifestantes marcham contra Maduro na Venezuela

Na quarta-feira 23, em meio a protestos contra o segundo mandato de Nicolás Maduro, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, da oposição, se declarou presidente interino do país, gesto que foi reconhecido pelos governos dos Estados Unidos, do Brasil e outros países da América Latina.

Pequim também declarou apoio a Nicolás Maduro e pediu que todos os lados permaneçam calmos para achar uma solução pacífica.

“A China apoia os esforços do governo venezuelano para proteger a soberania, independência e estabilidade do país”, afirmou nesta quinta a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying. “Eu quero enfatizar que as sanções ou interferência externas geralmente tornam a situação mais complicada e não ajudam a resolver os problemas atuais.”

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, outro aliado estratégico de Maduro, também se posicionou a favor do atual governo venezuelano. Segundo o porta-voz de Erdogan, o líder turco enviou uma mensagem de apoio ao chavista, reafirmando o compromisso de Ancara em se manter contra tentativas de golpe de Estado.

A Síria também condenou o que descreve como uma “flagrante intervenção” americana sobre os interesses venezuelanos. O ministério de Relações Exteriores de Damasco renovou sua “total solidariedade com a liderança e o povo da República da Venezuela ao preservar a soberania do país e frustrando os planos hostis do governo americano”, segundo declaração divulgada nesta quinta.

O Irã acompanhou os outros aliados de Caracas e denunciou o episódio, caracterizando como um golpe e uma tentativa ilegal de tomar o poder. Segundo o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Teerã é “contra qualquer tentativa de intervenção estrangeira e ação ilegítima e ilegal que possa se transformar em um golpe de Estado.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mourão planeja usar termelétrica se Venezuela interromper energia

Nove países reconhecem Juan Guaidó como presidente da Venezuela

Bolsonaro reconhece Juan Guaidó como presidente da Venezuela

Trump reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.