Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sagui infectado com vírus da raiva é encontrado morto na UFPI

Após a coleta do material genético do animal, foi constatado, por meio de um exame, que ele apresentava o vírus da raiva. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (05).

Um sagui foi encontrado morto no Centro de Ciências Agrárias (CCA) do campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí. Após a coleta do material genético do animal, foi constatado, por meio de um exame, que ele estava infectado com vírus da raiva. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (05).

O médico veterinário do Programa de Controle da Raiva da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Dário Magalhães, informou que foi feita a notificação do departamento para que os outros animais sejam vacinados.

“Quem fez a coleta do material desse animal foi a própria veterinária do Centro de Ciências Agrárias da UFPI, onde fica o departamento de Zootecnia. Aí ela coletou e enviou para o Centro de Zoonoses. Nós fomos informados porque, como nós trabalhamos com Raiva dos herbívoros, nós tivemos que se deslocar até lá para notificar o departamento para que os outros animais sejam vacinados, porque pode ser que o sagui contaminado possa estar transmitindo para os outros animais”, relatou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Pórtico da Universidade Federal do PiauíPórtico da Universidade Federal do Piauí

Outros exames também serão feitos com o material coletado para que possa ser verificado se o animal estava infectado com algum outro tipo de vírus. “Na verdade, serão feitos vários exames com o material coletado como da Febre Amarela, que é outra doença veiculada ao sagui. Só que essa da Febre Amarela ainda não saiu o resultado. Mas tudo é o Centro de Zoonoses que está comandando”, contou o médico veterinário.

A partir disso, outros boatos surgiram sobre a infecção de animais no Parque Zoobotânico, entretanto, foi realizado os exames necessários, mas nada foi confirmado.

Outro lado

A assessoria de comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou que, na manhã de hoje, está acontecendo uma reunião do diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) com representantes do Centro de Zoonoses e que, posteriormente, irão se pronunciar sobre o caso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.