Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Saiba quais partidos já homologaram candidatos a prefeito de Teresina

No que diz respeito ao espectro político, os candidatos que se preparam para disputar o Palácio da Cidade possuem os mais diversos posicionamentos ideológicos.

Eleições municipais se aproximando, e os partidos políticos se articulam para realizarem suas convenções e assim homologarem as candidaturas aos cargos majoritários e proporcionais. Em Teresina, 13 candidatos vão disputar o cargo de prefeito, sendo que 10 deles já homologaram suas candidaturas.

Os candidatos que já tiveram candidatura homologada são: Major Diego (Patriota); Fábio Novo (PT); Pedro Laurentino (Unidade Popular); Gervásio Santos (PSTU); Mário Rogério (Cidadania); Lourdes Melo (PCO); Fábio Sérvio (PROS); Simone Pereira (PSD); Kleber Montezuma (PSDB); e Gessy Fonseca (PSC).

No que diz respeito ao espectro político, os candidatos que se preparam para disputar o Palácio da Cidade possuem os mais diversos posicionamentos ideológicos. Há nomes que defendem uma ordem mais conservadora, outros que se posicionam no chamado “centro”, e ainda aqueles de esquerda e os de extrema esquerda.

Confira os nomes já foram homologados:

Major Diego (Patriota)

  • Foto: Alef Leão/GP1Major Diego MeloMajor Diego Melo

O diretório municipal do Patriota realizou convenção partidária no último dia 07, e oficializou a candidatura do Major Diego Melo para o cargo de prefeito de Teresina, tendo como vice a médica Elisvania Rodrigues. No evento, que ocorreu no Plenarinho da Câmara Municipal, também foram lançadas as candidaturas daqueles que pretendem disputar o cargo de vereador da Capital, dentre eles, Dr. lazaro, que vai tentar reeleição.

Major Diego é presidente da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Piauí (Amepi) e especialista em Gestão de Segurança Pública e Ciências Especiais. Em 2018 foi candidato a deputado federal pelo PROS e obteve 17.527 votos.

Fábio Novo (PT)

No dia 11 de setembro aconteceu a convenção do PT, Solidariedade, Rede e PCdoB, que homologou a candidatura de Fábio Novo (PT) na disputa pela Prefeitura de Teresina e do professor Erico Luís (PTC), como vice na chapa.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fábio Novo durante a convenção do PTFábio Novo durante a convenção do PT

O deputado estadual Fábio Novo é o candidato apoiado pelo governador Wellington Dias (PT). O petista iniciou a vida política aos 19 anos no município de Bom Jesus, no sul do estado. Foi vereador, secretário municipal de Educação e Cultura e vice-prefeito. Novo é conhecido ainda por ter ficado à frente da Secretaria de Estado de Cultura.

Pedro Laurentino (Unidade Popular)

  • Foto: DivulgaçãoPedro LaurentinoPedro Laurentino

A convenção da Unidade Popular (UP) em Teresina aconteceu no dia 11, onde foi homologada a candidatura de Pedro Laurentino, tendo como vice a estudante Ellica Ramona. A UP conta com apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Gervásio Santos (PSTU)

O diretório municipal do PSTU homologou a candidatura de Gervásio Santos para o cargo de Prefeito de Teresina, em convenção virtual realizada na manhã do último sábado (12). O vice na chapa é Egmar Júnior, professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Gervásio é irmão de Kleber Montezuma.

  • Foto: Divulgação/AscomGervásio SantosGervásio Santos

Para as eleições deste ano o PSTU decidiu não lançar candidaturas proporcionais (para vereador), sob a justificativa de preferir concentrar em um programa mais amplo para a cidade de Teresina.

Mário Rogério (Cidadania)

  • Foto: Reprodução/FacebookJornalista Mário RogérioJornalista Mário Rogério

O diretório municipal do Cidadania homologou a candidatura do jornalista Mário Rogério durante convenção na manhã deste domingo (13). A vice na chapa é a tecnóloga em gestão hospitalar, Nazaré Barbosa, que também faz parte dos quadros do Cidadania em Teresina.

Lourdes Melo (PCO)

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Lourdes MeloLourdes Melo

A professora Lourdes Melo (PCO) também disputará a vaga de prefeita da capital, tendo como vice Albetiza Moreira. A chapa foi homologada em convenção realizada neste domingo (13). Lourdes Melo disputou as últimas eleições para o Governo do Estado, em 2018 e para a Prefeitura de Teresina em 2016.

Fábio Sérvio (PROS)

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fábio SérvioFábio Sérvio

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) realizou convenção na manhã desta segunda-feira (14) homologando a candidatura do empresário Fábio Sérvio a prefeito de Teresina. O candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Fábio Sérvio é Raoli Soares, também filiado ao partido. A sigla lançou ainda 25 candidatos a vereador. Dentre os nomes está a irmã do cantor Frank Aguiar e presidente estadual da sigla, Marilene Aguiar, e o educador físico Demóstenes Ribeiro.

Simone Pereira (PSD)

O PSD oficializou nesta segunda-feira (14) a candidatura de Simone Pereira à Prefeitura de Teresina durante convenção partidária. Entre os presentes no evento, estavam o deputado federal Júlio César, deputado estadual Georgiano Neto e o vice de Simone, Valter Rei das Motos.

  • Foto: Alef Leão/GP1Simone PereiraSimone Pereira

Kleber Montezuma (PSDB)

A candidatura do ex-secretário municipal de Educação, professor Kleber Montezuma, foi oficializada durante convenção no Atlantic City nesta segunda-feira (14). O candidato a vice é o ex-vereador R. Silva, indicado pelo Progressistas do senador Ciro Nogueira.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kleber MontezumaKleber Montezuma

Candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB), Montezuma é economista e mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esta é a primeira vez que Kleber se candidata a um cargo majoritário. Em 1988, foi candidato a vereador e obteve 306 votos e em 2006 foi candidato a deputado estadual, tendo obtido 1.569 votos.

Gessy Fonseca (PSC)

  • Foto: Alef Leão/GP1Gessy Fonseca, candidata a prefeita de Teresina pelo PSCGessy Fonseca, candidata a prefeita de Teresina pelo PSC

O PSC homologou na manhã desta segunda-feira (14) a candidatura da empresária Gessy Fonseca para concorrer à Prefeitura de Teresina nas eleições de 2020. Com apenas 29 anos, a candidata afirmou que já tem experiência com comércio e que isso é um fator diferencial para o desenvolvimento econômico da cidade no período pós-pandemia. O partido escolheu o nome de Mara Denise para ser a vice de Gessy Fonseca. Na ocasião, Gessy destacou a importância da formação de uma chapa com mulheres na disputa pelo Palácio da Cidade.

Outras candidaturas

Três nomes ainda vão ser oficializados para disputarem o Palácio da Cidade: Lucineide Barros (PSOL), cuja convenção ocorre na manhã desta terça-feira (15); Dr. Pessoa (MDB), em convenção na tarde desta terça (15); e Fábio Abreu (PL), cuja convenção acontece na quarta (16).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Candidatura de Major Diego Melo é homologada em convenção

Candidatura de Fábio Novo é homologada durante convenção

PSTU homologa candidatura de Gervásio Santos durante convenção

Cidadania homologa candidatura de Mário Rogério durante convenção

PROS oficializa candidatura de Fábio Sérvio à Prefeitura de Teresina

Simone Pereira oficializa candidatura à Prefeitura de Teresina

Candidatura de Kleber Montezuma é oficializada durante convenção

PSC oficializa candidatura de Gessy Fonseca para Prefeitura de Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.