Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Saiba qual candidato cada partido vai apoiar no 2º turno em Teresina

Logo após ser anunciado o novo cenário de disputa, partidos e lideranças políticas iniciaram diálogo a fim de definirem qual lado apoiar na corrida rumo ao Palácio da Cidade.

A eleição para prefeito de Teresina só vai ser definida no dia 29 de novembro, em segundo turno disputado pelos candidatos Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB). Na votação do dia 15, o emedebista ficou em primeiro lugar, com 142.769 votos, 34,53% do total, e o tucano levou 110.395 votos, 26,70% do total. Logo após ser anunciado o novo cenário de disputa, partidos e lideranças políticas iniciaram diálogo a fim de definirem qual lado apoiar na corrida rumo ao Palácio da Cidade.

Tanto Dr. Pessoa quanto Montezuma buscaram dialogar com o máximo de partidos possível, contudo, o apoio mais almejado era o daqueles que, embora tenham perdido a disputa, ficaram bem colocados, como o caso de Gessy Fonseca (PSC), que surpreendeu ao alcançar o terceiro lugar, com mais de 50 mil votos. O apoio de Fábio Novo (PT) e Fábio Abreu (PL) também foi bastante esperado por ambos os candidatos.

Faltando nove dias para o segundo turno da votação, a maioria dos partidos e lideranças já se posicionou, grande parte deles definindo um lado, outros declarando voto nulo e alguns não fechando questão, ou seja, liberando cada membro da sigla para apoiar qualquer um dos dois candidatos.

Confira como se posicionaram os partidos:

Dr. Pessoa

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

Até o momento é o candidato que mais aglutinou apoiadores. Um dos primeiros foi o governador Wellington Dias, que foi seguido por outras lideranças do Partido dos Trabalhadores, como a deputada federal Rejane Dias, o deputado federal Merlong Solano, os vereadores Deolindo Moura e Dudu, o secretário de Administração do Piauí, Franzé Silva, e o ativista Júnior do MP3. Embora o PT tenha decidido apoiar o MDB, Fábio Novo decidiu não ficar do lado de nenhum dos dois candidatos.

O outro apoio conquistado pro Dr. Pessoa foi o de Gessy Fonseca e do PSC, que pode ser decisivo no pleito. Além do PT e PSC, o emedebista está sendo apoiado por Fábio Abreu (PL); pelo PTB de João Vicente Claudino; pelo PSD, de Simone Pereira; pelo Solidariedade e pelo PCdoB.

Kleber Montezuma

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kleber MontezumaKleber Montezuma

O tucano visivelmente tem recebido menos adesões. Dentre os candidatos que não conseguiram chegar ao segundo turno, somente o jornalista Mário Rogério, do Cidadania, declarou apoio ao PSDB nessa nova etapa da disputa.

No entanto, Kleber Montezuma garante que angariou apoio de lideranças que não seguiram seus partidos.

Voto nulo

Alguns candidatos e seus respectivos partidos declararam voto nulo no segundo turno: Lucineide Barros (PSOL), Gervásio Santos (PSTU) e Major Diego (Patriota). Estes não apoiaram nenhum dos dois candidatos por divergirem dos projetos políticos apresentados

Não fechou questão

O Diretório Municipal do Republicanos em Teresina não fechou questão e decidiu deixar os membros do partido livres para apoiar qualquer um dos dois candidatos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington declara apoio e diz que Dr. Pessoa é vítima de preconceito

Fábio Abreu oficializa apoio a candidatura de Dr. Pessoa no 2º turno

Gessy Fonseca oficializa apoio à candidatura de Dr. Pessoa

PSOL declara voto nulo na eleição para prefeito de Teresina

Gervásio Santos não apoiará o irmão Kleber Montezuma no 2º turno

"Não irei apoiar nenhum", diz major Diego sobre 2º turno em Teresina

Mário Rogério do Cidadania declara apoio a Kleber Montezuma

Republicanos libera correligionários no segundo turno em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.