São Miguel do Tapuio - PI

São Miguel do Tapuio realiza blitz educativa contra o coronavírus

De acordo com o secretário de Saúde, Victor Hugo, foi realizada uma blitz educativa junto aos comerciantes, visando repassar orientações de prevenção.

21/04/2020 17h20 - atualizado 17h26

Na tarde desta segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), vem realizando diversas ações educativas, blitz de conscientização contra o novo coronavírus.

De acordo com o secretário de Saúde Victor Hugo, que está à frente da atividade, foi realizada uma blitz educativa junto aos comerciantes, visando principalmente repassar orientações de prevenção, já que nesses locais há bastante fluxo de pessoas.

“Estivemos nos comércios da cidade, observamos se os mesmos estão se adequando às medidas, normativas da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e também da Organização Mundial da Saúde”, explicou.

Segundo o secretário, houve abordagem de veículos, recolhimento de dados pessoais e principalmente dados clínicos. A equipe fiscaliza os veículos que entram na cidade por meio da barreira sanitária. Após esse período, os servidores se dirigem aos comércios, verificando as orientações de entrada dos clientes, higiene e se o álcool em gel oferecido é 70%.

  • Foto: DivulgaçãoSão Miguel do Tapuio realiza blitz educativa contra a covid-19São Miguel do Tapuio realiza blitz educativa contra a covid-19

O trabalho de conscientização também vem sendo realizado nas filas dos estabelecimentos, conversando com a população sobre a importância do distanciamento de segurança e a higienização constante com álcool em gel quando não for possível lavar as mãos com água e sabão.

“Nosso objetivo é prevenir, saber se em algum dos veículos há alguém que veio de fora e, caso seja comprovado, encaminhar com as devidas orientações “, acrescentou.

Victor Hugo explica que trata-se de um esforço contínuo dos servidores da Saúde junto com a Polícia Militar, que também vem trabalhando diariamente em prol da conscientização dos cidadãos sobre os riscos de contaminação do novo coronavírus.

São Miguel do Tapuio, conforme último boletim da Secretaria de Estado da Saude do Piauí, segue sem registro do Covid-19. Vale ressaltar que profissionais que realizaram a ação estavam devidamente protegidos.