Fechar
GP1

Polícia

Secretaria contraria Sinpolpi e diz que houve 304 homicídios no Piauí

Já o Sindicato dos Policiais Civis do Piauí informou que foram 320 homicídios registrados no mesmo período.

Se contrapondo aos dados divulgados pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informou que foram registrados, nos seis primeiros meses do ano, 304 homicídios em todo o Estado. Na semana passada, os sindicalistas revelaram que foram registrados 320 crimes violentos letais intencionais.

Por meio de nota, a assessoria da secretaria explicou que, em comparação ao primeiro semestre 2017, houve uma queda de 9,52% no número de vítimas referentes a esses crimes. Ou seja, a SSP negou as informações repassadas pelo sindicato que apontou 293 homicídios registrados nos primeiros seis meses do ano passado.

Além disso, a secretaria ressaltou que não reconhece as informações prestadas pelo Sinpolpi, já que acreditam que o levantamento necessita de uma metodologia correta.

Confira a nota:

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, através do seu Núcleo de Estatísticas, vem manifestar-se sobre o levantamento feito pelo Sindicato dos Policias Civis sobre homicídios no primeiro semestre.

Ao contrário do que foi apontado o Piauí registrou nos seis primeiros meses deste ano, 304 Crimes Violentos Letais Intencionais e não 320 como aponta o Sinpolpi.

Vale ressaltar que em comparação com o mesmo período de 2017 houve uma queda de 9,52% no número de vítimas por CVLIs, portanto, diferente do aumento sugerido pelo Sindicato, pois no 1° Semestre do ano de 2017 foram registrados 336 casos, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança, e não 293 crimes como estabelecido pelo SINPOLPI.

A SSP-PI não reconhece as informações prestadas pelo Sinpolpi porque o levantamento carece de metodologia, uma vez que possui inconsistências, tais como inclusão de vítimas de acidentes de trânsito e contagem duplicada de vítimas.

Acrescenta ainda que os dados produzidos pelo NUCEAC da SSP-PI são fruto de uma rígida metodologia que envolve cruzamento de informações de várias fontes, análise da série histórica e auditoria regular. Este trabalho garantiu ao Piauí, nos anos de 2018, a segunda posição no ranking nacional de qualidade dos dados de homicídios do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.