Brasil

Seguro DPVAT terá uma redução de 35% no ano de 2018

A redução não valerá para as motos, por ser o veículo que possui a maior quantidade de acidentes.

Bárbara Rodrigues
Teresina
19/12/2017 21h42 - atualizado 21h43

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) anunciou nesta terça-feira (19) que o valor do seguro obrigatório Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) terá uma redução de 35%. A redução não valerá para as motos, por ser o veículo que possui a maior quantidade de acidentes.

Segundo o Auto Esporte, Joaquim Medanha, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é vinculada ao Ministério da Fazenda, afirmou que essa decisão valerá para todo o país e que a tabela com os valores de 2018 ainda será divulgada.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Trânsito paradoTrânsito parado

"Todo ano, temos a avaliação tarifária para o DPVAT e a decisão foi para que fizesse uma redução, com exceção na categoria 9, de motos, que vai continuar pagando R$ 180,65 por conta da sinistralidade [maior quantidade de acidentes]", afirmou Joaquim Medanha.

O recolhimento do seguro é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. A data de vencimento é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo. O seguro DPVAT cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.

Do total arrecadado pelo DPVAT, 45% são destinados para o Sistema Único de Saúde (SUS), 5% vão para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e 50% vão para o pagamento de sinistros e despesas administrativas.

Mais conteúdo sobre: