Fechar
GP1

Piauí

Semar assegura que Delta não apresenta contaminação de óleo

Praia de Atalaia, Peito de Moça e Pedra do Sal encontram-se aptas para banho desde quinta (21). No Delta do Parnaíba, não foi registrada presença de óleo.

Auditores Fiscais Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) inspecionaram o Delta do Piauí nesta sexta-feira (22) e não constataram registros de óleo. A substância chegou a atingir e causar a interdição de três praias do litoral piauiense na semana passada, mas desde a quinta (21), elas foram liberadas para o banho.

“Nosso Delta está limpo, sem ocorrência de óleo e com ecossistema equilibrado. Peixes, caranguejos até jacarés foram avistados durante a nossa vistoria de hoje”, afirmou o gerente de Fiscalização da Semar, Renato Nogueira.

Histórico

No dia 14 de novembro, a praia de Atalaia, em Luís Correia, tornou- se imprópria para banho, restrição recomendada pela Semar, órgão responsável pela balneabilidade no litoral, seguindo orientações da Resolução do Conama 274/2000.

Dois dias depois, a praia de Peito de Moça, localizada em Luís Correia, e a praia da Pedra do Sal, no município de Parnaíba, também passaram a configurar como impróprias para banho.

O monitoramento continuou sendo realizado pela Semar com o apoio de órgãos como a Capitania dos Portos, ICMBio e Ibama.

Na quinta feira (21), cinco dias após as praias do litoral configurarem-se como impróprias para banho, a Semar divulgou um relatório e resultado do monitoramento e liberando as praias para banho. “Vistoriamos as praias através de sobrevoos e em alto mar, com o navio patrulha da Marinha. Nossa expectativa é que novas manchas não surjam, contudo, temos que considerar a influência das marés. Em relação ao Delta, não foi encontrado registro de óleo nos igarapés e ilhas do Delta, no lado do Piauí, mas houve registro nas ilhas do Delta do lado do Maranhão, na linha em frente ao mar, por isso continuamos em alerta”, enfatiza, Waneska Vasconcelos Auditora Fiscal Ambiental da Semar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alepi vai discutir situação de praias atingidas por manchas de óleo

Regina Sousa descarta decretar emergência por conta de óleo no litoral

Marinha não registra novas manchas de óleo no litoral do Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.