Fechar
GP1

Piauí

Semar emite alerta de altas temperaturas no Piauí nesta terça-feira

Além das altas temperaturas, a Semar alerta ainda para a baixa umidade relativa do ar e maior risco de incêndios florestais.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), por meio da Gerência de Hidrometeorologia, divulgou um alerta de baixa umidade do ar e altas temperaturas para o estado do Piauí nesta terça-feira (20). Conforme a Semar, o estado pode atingir 41°C. Há risco ainda de maior incidência de incêndios florestais no Piauí.

Segundo informações da Semar, a região norte do estado permanece com o tempo parcialmente nublado, com ventos fracos e moderados. A umidade relativa do ar fica em torno de 20% e a temperatura máxima de 41°C. Já na região Centro-norte, o tempo permanece ensolarado e seco, com umidade também de 20% e temperatura máxima de 41°C.

  • Foto: Divulgação/SemarAlerta da SemarAlerta da Semar

Na região Sudeste e Sudoeste, embora a máxima seja de 39°C, o tempo permanece ensolarado e seco, com umidade relativa do ar abaixo de 20% no Sudoeste e 15% no Sudeste. Na capital Teresina a temperatura máxima para esta terça-feira é de 38°C e a umidade relativa do ar fica em torno de 28%.

Quarta-feira

Na quarta-feira (21), ainda de acordo com o boletim da Semar, a região Norte do estado fica com tempo claro a parcialmente nublado, com mínima de 23°C e máxima de 41°C. Nas demais regiões do estado, o tempo permanece ensolarado e seco com umidade do ar em torno de 15%.

Umidade relativa do ar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80%. O baixo nível de umidade pode causar ressecamento das mucosas das vias aéreas, ficando assim mais suscetível a infecções virais, bacterianas, crise de asma, sinusite e rinite, além de problemas dermatológicos e olhos ressecados.

Para amenizar desconfortos causados pela baixa umidade, a OMS, é necessário ter cuidados com a alimentação e hidratação. O recomendado é que as pessoas bebam 200 ml de água a cada duas horas, lavar o nariz com soro fisiológico três vezes ao dia, evitar exercícios físicos no fim da manhã e início da tarde e hidratar a pele.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.