Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semar isola terreno contaminado por veneno no bairro Morada Nova

O veneno, que se trata de um organofosfato conhecido popularmente como ‘Malathion’, estava em uma bombona de produto químico quando foi jogado no local na terça-feira.

Helio Alef/ GP1 1 / 11 Fiscais da Semar na área isolada Fiscais da Semar na área isolada
Helio Alef/ GP1 2 / 11 Bombona onde estava o inseticida Bombona onde estava o inseticida
Helio Alef/ GP1 3 / 11 Auditor fiscal ambiental Francisco Mascarenhas Auditor fiscal ambiental Francisco Mascarenhas
Helio Alef/ GP1 4 / 11 O resíduo já foi retirado O resíduo já foi retirado
Helio Alef/ GP1 5 / 11 Carro da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí Carro da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí
Helio Alef/ GP1 6 / 11 Profissionais da Semar Profissionais da Semar
Helio Alef/ GP1 7 / 11 Os órgãos foram acionados ainda na terça-feira Os órgãos foram acionados ainda na terça-feira
Helio Alef/ GP1 8 / 11 O Batalhão de Policiamento Ambiental também esteve no local O Batalhão de Policiamento Ambiental também esteve no local
Helio Alef/ GP1 9 / 11 Local isolado Local isolado
Hélio Alef/GP1 10 / 11 Agentes fazem a analise do produto químico Agentes fazem a analise do produto químico
Hélio Alef/GP1 11 / 11 Tambor com produto tóxico Tambor com produto tóxico

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) isolou uma área situada próxima a Rua 15 de Novembro, no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina, após o despejo de um inseticida. O forte odor incomodou boa parte da população que, em seguida, acionou os órgãos competentes.

O veneno, que se trata de um organofosfato conhecido popularmente como ‘Malathion’, estava em uma bombona de produto químico quando foi jogado no local na terça-feira (26) por um proprietário de um estabelecimento comercial. Em entrevista ao GP1, o auditor fiscal ambiental de Semar, Francisco Mascarenhas, explicou que o homem despejou, aproximadamente, 10 litros sobre o solo e que logo percebeu que era um produto perigoso.

“O que aconteceu foi que um cidadão que tem um estabelecimento comercial aqui próximo adquiriu essa bombona e a gente não sabe ainda se ele comprou ou se encontrou a embalagem em um local. Então, o homem foi lavá-la para reutilizar. E aí, quando ele começou a derramar o produto sentiu um forte odor e viu que se caracterizava de um produto perigoso. Depois, ele fechou a embalagem, tomou algumas medidas, mas não surtiu o efeito, até porque não tinha conhecimento, não tinha preparo”, contou.

Os moradores acionaram o Batalhão de Policiamento Ambiental. A área foi isolada e a embalagem com o resíduo foi retirada. O produto foi acondicionado em uma outra embalagem de 250 L, isolado e, por fim, será verificada a destinação mais adequada para esse tipo de resíduo. Francisco Mascarenhas ressaltou ainda que o responsável por despejar o inseticida poderá ser punido.

“Ele pode ser multado de acordo com um decreto federal que dispõe sobre as sanções administrativas, as infrações ambientais administrativas”, completou. Vale ressaltar que qualquer pessoa que tenha entrado em contato com o produto químico deve retirar as roupas, se lavar e procurar uma ajuda médica, pois o malathion pode causar irritações na pele, náuseas e vômitos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.