Fechar
GP1

Piauí

Semar recolhe quase 300kg de óleo nas praias do estado do Piauí

Os municípios de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande estão responsáveis pelo monitoramento de suas praias com o apoio da secretaria.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), divulgou esta semana os primeiros dados acerca das manchas de óleo encontradas no litoral piauiense. Ao todo, foram recolhidos aproximadamente 300kg do líquido na forma de óleo bruto e resíduos contaminados.

Segundo a auditora fiscal ambiental da Semar, Waneska Vasconcelos, os municípios de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande estão responsáveis pelo monitoramento de suas praias com o apoio da Secretaria. Além disso, fica sob responsabilidade das cidades a disponibilização de material e equipamentos às equipes em campo.

  • Foto: DivulgaçãoSemar realiza a capacitação de 40 pessoas para a retirada das manchas de óleoSemar realiza a capacitação de 40 pessoas para a retirada das manchas de óleo

“Cada município vai ficar responsável por armazenar esse material até decidir a destinação adequada. A Semar se disponibilizou em capacitar a equipe que vai à campo, onde daria as instruções e informações a respeito da segurança, como coletar, as dificuldades que a gente encontra em campo. Dos quatro municípios, em Ilha Grande já houve a capacitação, teve em torno de 40 que participaram, muito produtiva, foram esclarecidas várias dúvidas”, disse a auditora.

A equipe responsável pelo material é formada por duas biólogas e um engenheiro químico. Os profissionais atestam que foram encontradas manchas de óleo dispostas pontualmente nas praias piauienses, variando de 2cm a 140cm.

“Estamos em campo fazendo a coleta do material ainda daquele que foi depositado no final de setembro. A Semar recolheu uma boa parte, mas ainda ficou um material e está sendo feita agora essa limpeza. A equipe que está agora em campo é uma equipe de Luís Correia, que está equipada, recebeu as orientações de coleta e acondicionamento desse material. Está agendado para o próximo fim de semana o monitoramento em Ilha Grande”, concluiu Waneska.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deputados protocolam pedido para CPI sobre óleo no Nordeste

Wellington critica demora para solucionar problema de óleo em praias

Comandante da Marinha compara óleo em praias a 'bombardeio'

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.