Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semcaspi estuda inserção de crianças venezuelanas em escolas

Os venezuelanos chegaram pela primeira vez em maio de 2019 e deste então continuam na capital.

O secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, afirmou nessa sexta-feira (17) que os venezuelanos que chegaram a cidade de Teresina devem permanecer e por isso a Prefeitura de Teresina estuda como fazer a inserção das crianças nas escolas municipais.

Os venezuelanos chegaram pela primeira vez em maio de 2019 e desde então continuam na capital. O secretário afirmou que os venezuelanos não estão dando sinais que pretendem sair de Teresina, então agora estudam como vão fazer a integração das crianças nas escolas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Samuel SilveiraSamuel Silveira

“A principal meta é o fortalecimento de reinserção dessa criançada. Os venezuelanos em Teresina dão sinais de que vão permanecer. O governo federal já cumpriu com o acordado, enviando o necessário para que a gente possa formar as equipes de acompanhamento dessa questão e agora o foco é fortalecer conversa com a educação, para buscar a forma de inserir essas crianças. Um dos principais pontos é o querer dos pais, a peculiaridade da cultura e diferença na linguagem. É um obstáculo que será vencido de uma forma ou de outra”, explicou.

Logo após chegarem na cidade de Teresina, muitos venezuelanos foram flagrados em sinais de trânsito com seus filhos pedindo dinheiro. A Semcaspi trabalhou para evitar esse tipo de situação, mas ela voltou a se repetir.

O secretário explicou que isso já está sendo resolvido. “É importante é dizer que Teresina tem cumprido com o seu papel e o que toca na questão de pais pedindo dinheiro nos sinais, tínhamos resolvido esse problema, não se via mais, só que no período natalino alguns novos venezuelanos chegaram trazendo novamente esse problema, mas já está ocorrendo essa diminuição e novamente vamos vencer essa questão de crianças venezuelanas nos sinais”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.