Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semcaspi proíbe crianças venezuelanas de pedir esmola em Teresina

Ainda conforme a Semcaspi, se os pais tentarem intervir, a Guarda Municipal de Teresina será acionada.

A Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informou nesta segunda-feira (24), que a crianças venezuelanas flagradas pedindo dinheiro em Teresina serão diretamente levadas para abrigos.

Conforme a Semcaspi, as autoridades já orientaram que os venezuelanos não utilizem as crianças para pedir esmola em semáforos da Capital, porém a orientação não está sendo seguida. Por isso a partir desta quinta-feira (27), as crianças flagradas nesta situação serão encaminhados para a abrigos de forma imediata.

Ainda conforme a Semcaspi, se os pais tentarem intervir, a Guarda Municipal de Teresina será acionada. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), colocar uma criança em uma situação de mendicância é expô-la a riscos e constrangimento, o que é proibido no país.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Crianças venezuelanas Crianças venezuelanas

Crise na Venezuela

A crise na Venezuela chegou a uma situação alarmante. Milhares de pessoas deixam o país diariamente. A escassez de alimentos e os altos custos dos produtos são só alguns dos problemas enfrentados pelos venezuelanos.

Para se ter uma ideia, um quilo de queijo pode chegar a custar um salário mínimo. Dados da última Pesquisa sobre Condições de Vida, realizada por várias universidades da Venezuela, em 2017, apontou que 64% dos venezuelanos haviam perdido aproximadamente 11 kg de peso em um ano.

Hoje, 48% da população vive em condições de pobreza e a capital Caracas se tornou uma das mais violentas do país. Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB per capita do país caiu mais de 35 % entre 2013 e 2017 e a hiperinflação chegou em 1.350.000 % no ano passado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura quer coibir mendicância de venezuelanos em Teresina

Prefeitura de Teresina orienta que venezuelanos não peçam esmolas

Firmino diz que será aplicado protocolo internacional com venezuelanos

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.