Política

Senado aprova financiamento para modernização urbana em Teresina

A matéria entrou na pauta do Plenário da Casa após o senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentar requerimento solicitando urgência na tramitação do processo.

11/07/2018 17h24 - atualizado 17h24

O Senado aprovou nesta terça-feira (10), a contratação de crédito externo de até U$ 45 milhões pela cidade de Teresina. A matéria entrou na pauta do Plenário da Casa após o senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentar requerimento solicitando urgência na tramitação do processo.

Com a aprovação, fica autorizada a operação entre a prefeitura da capital e a Corsporação Andina de Fomento – CAF, com a garantia da União, para financiamento parcial do Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado - Teresina Sustentável.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Senador Ciro Nogueira Senador Ciro Nogueira

“Acompanhar todo o andamento até a aprovação foi uma missão que o prefeito Firmino me deu aqui no Senado. São recursos muito importantes para Teresina, por isso trabalhei bastante para garantir que a operação pudesse ser liberada”, comemorou o senador.

Durante a análise do assunto no Senado, Ciro explicou que Teresina é uma das capitais que mais cresce no país e com isso as demandas e os problemas também aumentam, tornando o investimento fundamental para melhoria da infraestrutura urbana da cidade.

Teresina Sustentável

O programa Teresina Sustentável engloba ações em quatro eixos: mobilidade urbana; requalificação urbana e ambiental; modernização institucional e gestão. Os recursos serão utilizados em várias obras em Teresina, entre elas a Via Sul, que irá passar pela saída da Ponte Wall Ferraz chegando até a avenida Manoel Aires Neto, no bairro Parque Sul.

O projeto de Reabilitação do Centro de Teresina também receberá investimentos, como a requalificação de ruas e calçadas, planejamento de readequação dos espaços urbanos e arborização. O Parque Floresta Fóssil deverá receber uma obra para revitalização e preservação do local, permitindo que a população visite o parque.