Fechar
GP1

Política

Senador Elmano Férrer critica falta de fiscalização em barragens

O parlamentar apresentou, neste mês, relatório final sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal.

O senador Elmano Férrer (Podemos) esteve presente no encontro de associações municipais do Nordeste que ocorreu, nesta segunda-feira (18), na sede da APPM (Associação Piauiense de Municípios), em Teresina, e falou sobre a situação das barragens do Piauí e de todo o Brasil.

O parlamentar apresentou, neste mês, relatório final sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal. Ele foi o relator na comissão. “Barragens cadastradas são 24.092 mil no Brasil, mas os técnicos estudiosos dessa matéria disseram que na verdade são mais de 70 mil barragens”, afirmou.

  • Foto: Helio Alef/GP1Elmano FérrerElmano Férrer

Elmano citou o caso de barragens no Piauí que nunca passaram por uma fiscalização. “Veja, a barragem construída lá na região de São Raimundo Nonato foi a primeira grande barragem construída em 1911, uma barragem de 3 milhões e 500 mil m³, que é a barragem lá de Aldeias e uma outra em Bonfim, que pertencia ao município de São Raimundo Nonato, em 2012, no ano seguinte iniciaram a outra barragem de menor porte e essas barragens nunca passaram por uma fiscalização ao longo de um século”, criticou.

O parlamentar destacou ainda que em 2018 a questão da segurança das barragens foi discutida pela comissão. “Ano passado a discussão foi a segurança de barragens, que é um problema. Isso foi uma proposta nossa, no início de 2018, e logo em seguida teve [a tragédia de] Brumadinho. Quer dizer, é preciso termos essas catástrofes no Brasil para que os governos federal e estadual acordem para um problema secular”, declarou.

“Aqui, nós tivemos a Barragem de Algodões, tivemos agora a Barragem do Bezerro, em José de Freitas, e a barragem lá de Campo Maior, Emparedado. Tá lá, vocês podem ir e vão ver o vazamento. Eu vi com os meus olhos, eu documentei”, disparou.

Férrer cobrou medidas para que novas tragédias sejam evitadas. “Ninguém faz nada. Até quando? Quantas vidas serão ceifadas daqui pra frente? É preciso quantas Marianas para que o governo tenha a determinação de alocar recursos para os órgãos fiscalizadores dessas instituições? Recursos financeiros e recursos humanos, técnicos especializados”, questionou.

“São quase 790 barragens para rejeitos minerais, a exemplo do Fundão, lá em Mariana e agora Brumadinho, são 31 técnicos para inspecionar 790 barragens de contenção de rejeitos minerais. Não há recursos técnicos nem há recursos financeiros para esses órgãos fiscalizadores”, concluiu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.