Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Servidores da Evangelina Rosa estão curados da covid-19, diz diretor

"Isso significa que a maternidade não tem nenhum caso de coronavírus, nenhum paciente foi internado até agora com coronavírus na Maternidade Evangelina Rosa”, declarou Francisco Macedo.

O diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), Francisco Macêdo, concedeu entrevista ao GP1 na manhã desta sexta-feira (17), afirmando que os profissionais da unidade que apresentaram diagnóstico positivo para covid-19 (coronavírus) já estão curados, conforme resultados de exames feitos pelo Laboratório Central (Lacen) do Piauí.

Segundo Francisco Macêdo, todos os funcionários da maternidade foram testados e alguns deles receberam diagnóstico positivo para covid-19. No entanto, após realizarem a contraprova, foi atestado que estavam curados.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Francisco Macedo, diretor da Maternidade Evangelina RosaFrancisco Macedo, diretor da Maternidade Evangelina Rosa

"Já testamos quase 300 servidores e recebemos do Lacen o [exame] PCR de todos aqueles que enviamos pra lá, e todos vieram negativados, ou seja, quem contraiu a doença se curou. Esse resultado nós recebemos ontem à noite. Isso significa que a maternidade não tem nenhum caso de coronavírus, nenhum paciente foi internado até agora com coronavírus na Maternidade Evangelina Rosa”, declarou.

A quantidade de pessoas que contraíram coronavírus não foi revelada. “Não posso dizer nomes, mas todos estão negativados. Posso afirmar que foram bem poucos os que apresentaram. Em um universo de quase 300 servidores que testamos é mínima a quantidade”, disse Macêdo.

O diretor afirmou, no entanto, que sempre é possível que apareçam casos na maternidade, visto que os profissionais geralmente ficam em trânsito entre outras unidades de saúde. “A maternidade está 100% limpa, mas é factível aparecer [casos confirmados]. Nós temos servidores, como médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham na maternidade e em outros hospitais, então ele pode contrair em qualquer uma das unidades. Por isso, tomamos a iniciativa de testar os servidores”, reiterou.

O médico destacou que todos os profissionais que testaram positivo para a doença, mesmo que já estejam curados, serão afastados por um período, seguindo protocolo estabelecido pelos órgãos de saúde. “Vamos agora cumprir as orientações da Anvisa e do Ministério da Saúde, de afastamento do pessoal por um período, mesmo dando negativo, e vamos voltar ao trabalho”, ressaltou.

Francisco Macêdo aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho quem vem sendo executado pelo Lacen na realização dos exames. “Quero aqui elogiar o Lacen pela rapidez com que está apresentando os resultados dos exames, está de parabéns, bem preparado. É um laboratório público que está dando um resultado magnífico”, finalizou.

Entenda o caso

Nesta quinta-feira (16) a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que havia casos de profissionais da Saúde da Maternidade Dona Evangelina Rosa infectados pelo novo coronavírus.

"A Secretaria de Estado da Saúde através do setor de epidemiologia tomou conhecimento de casos de profissionais da Materninade Dona Evangelina Rosa confirmados com Covid-19. Dessa forma a coordenação de epidemiologia orientou a equipe do setor do Núcleo de Epidemiologia da Evangelina Rosa que afastasse os profissionais que testaram positivo a Covid-19 e realizasse o revezamento dos demais profissionais, evitando assim aglomerações", diz um trecho da nota encaminhada pela Sesapi.

NOTÍCIA RELACIONADA

Profissionais da Maternidade Evangelina Rosa testam positivo para covid-19

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.