Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Servidores do HU da UFPI vão entrar em greve no dia 5 de junho

Os trabalhadores então reivindicando melhores condições de trabalho, valorização profissional e reajuste salarial.

Os servidores do Hospital Universitário (HU) do Piauí anunciaram nesta quarta-feira (30) que a partir do dia 5 de junho entrarão em greve. Além do HU da Universidade Federal do Piauí, mais 38 HUs irão grevar em todo o Brasil.

“Na verdade, isso é um processo de negociação com a empresa (Ebserh - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que vem protelando esse acordo coletivo de trabalho. Desde o ano passado que esses trabalhadores não recebem reajuste porque está amarrado no TST um acordo coletivo que a empresa não quis negociar”, conta o Francisco Santana, delegado do Sindicato dos Trabalhadores Federais do Piauí.

  • Foto: Lucas Dias/GP1HU-UFPI vai deflagrar greveHU-UFPI deflagra greve

De acordo com Santana, a empresa está oferecendo um reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), com cerca de 1,2%, enquanto o Índice de Preços ao Consumidos Amplo (IPCA) oferece um reajuste de 2,8%. “Nós estamos pedindo o IPCA mais 5% de ganho real. Até tentamos negociar, mas a empresa foi intransigente na negociação e por isso os profissionais já sem receber (reajuste) desde o ano passado resolveram parar”, conta Santana.

O HU funcionará com 30% dos serviços de internação, hemodinâmica e centro cirúrgico e 70% da UTI. Os serviços de ambulatório, marcação de consultas e exames vão estar 100% parados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.