Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi apresenta plano de contingência ao coronavírus

Um dos principais pontos apontados é o de orientação da população sobre a não disseminação de informações falsas.

A Secretária de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou, na manhã desta sexta-feira (7), o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus 2019-nCoV, que norteia todo o procedimento de manejo clínico da doença.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde, Herlon Guimarães, que participou da reunião com o ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, demonstrou aos técnicos da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Anvisa, Infraero, Rede de Urgência e Emergência da Sesapi, Lacen e demais áreas da saúde, quais as orientações do ministério para a prevenção, em caso de notificação da doença no Brasil. “Na reunião em Brasília, o Ministério da Saúde disponibilizou protocolos que norteiam os Estados e Municípios para o nível de resposta e a estrutura de comando a serem aplicados em cada nível de evolução da doença. Com orientações para o atendimento que vai desde a Atenção Básica até o nível terciário”, explica o superintendente.

Um dos principais pontos apontados no plano é o de orientação da população sobre a não disseminação de informações falsas, que podem causar pânico na sociedade. “Devemos lembrar que a mortalidade desse vírus é muito baixo e que é de grande relevância, que a população se mantenha informada, para que não haja a propagação de notícias falsas, que possam acarretar uma situação de pânico”, alerta Herlon Guimarães.

O plano de contingência apresentado pelo Ministério da Saúde é composto por três níveis de resposta: Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Pública. Cada nível é baseado na avaliação do risco do novo Coronavírus afetar o Brasil e seu impacto para a saúde pública. Questões importantes são consideradas nessa avaliação. “São levados em conta transmissibilidade da doença, propagação geográfica do novo coronavírus, gravidade clínica, vulnerabilidade da população, disponibilidade de medidas preventivas, recomendações da Organização Mundial de Saúde e evidências científicas publicadas em revistas científicas”, lembra o superintendente.

A implementação do plano de contingência permite a atuação conjunta do Ministério da Saúde, Estados e Municípios, em situações de epidemias e desastres que demandem a ação urgente de medidas de prevenção, com protocolos e procedimentos específicos. O objetivo é conter situações de risco à saúde pública. “O Mistério da Saúde garantiu, que todo o material necessário para a prevenção da doença será disponibilizado para as unidades básicas de saúde e aos hospitais de referência, para que em caso de confirmação da presença do vírus no Brasil, as equipes estejam preparadas”, disse Herlon Guimarães.

Até esta sexta-feira (7), foram confirmados 637 mortes pela doença na China e uma nas Filipinas, com 31.211 casos confirmados (China) e mais de 220 casos confirmados em outros 24 países, 1.540 infectados já se recuperaram na China. No Brasil, há nove casos suspeitos e nenhum confirmado.

Outro alerta feito pelo Ministério da Saúde e pela a Sesapi é sobre os cuidados com outras doenças, que já estão no Brasil e que apresentam formas de prevenção. “Não podemos esquecer que temos doenças como o sarampo, a febre amarela e outras arboviroses, que trazem muito mais riscos e já estão instaladas no nosso país”, ressalta Herlon Guimarães.

Para esclarecer as dúvidas da população e acabar com a propagação de informações falsas o Ministério da Saúde disponibiliza os canais 136 (Disque Saúde) e o site www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus.

Níveis de classificação adotados pelo Brasil

– O Nível de resposta de Alerta corresponde a uma situação em que o risco de introdução do 2019-nCoV no Brasil seja elevado e não apresente casos suspeitos.

– Nível de resposta de Perigo Iminente corresponde a uma situação em que há confirmação de caso suspeito, conforme previsto no Capítulo IV, Seção I, Artigo 15 da Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências

– Nível de resposta de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) corresponde a uma situação em que há confirmação de transmissão local do primeiro caso de Coronavírus(2019-nCoV), no território nacional, ou reconhecimento de declaração de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.