Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi apresenta plano de contingência para combater o coronavírus

O plano foi enviado ao Ministério da Saúde e apresentado nesta quarta-feira (12) em reunião com gestores e profissionais da saúde no gabinete da Sesapi.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) elaborou um plano de contingência para enfrentar o coronavírus. O plano foi enviado ao Ministério da Saúde e apresentado nesta quarta-feira (12) em reunião com gestores e profissionais da saúde no gabinete da Sesapi.

De acordo com o secretário de Saúde Florentino Neto, a Sesapi está equipando 22 leitos de isolamento, que serão instalados nos hospitais regionais do estado. “Temos uma rede estruturada, mas nesse momento, olhando para a situação mundial, estamos adquirindo equipamentos de proteção individual para os nossos profissionais de saúde, equipando 22 leitos de isolamento nos hospitais regionais, para em casos de ocorrência a gente ter essa capacidade efetiva de atendimento”, declarou.

  • Foto: Alef Leão/GP1Secretário de Saúde, Florentino Neto Secretário de Saúde, Florentino Neto

O gestor garantiu que a secretaria está em permanente diálogo com o Ministério da Saúde, para tratara especificamente desse tema. “Estamos em contato permanente com o Ministério da Saúde, acompanhando a evolução e a investigação dos casos suspeitos no Brasil, não temos nenhum caso suspeito no Piauí, a situação é de tranquilidade, mas ao mesmo tempo nos portamos em situação de alerta, por ser uma emergência internacional”, ressaltou.

A Sesapi também nomeou um porta-voz para falar sobre o assunto no Piauí, o médico José Noronha, diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela. “Nós temos um porta-voz para lidar com esse assunto, escolhemos em consenso o doutor José Noronha, ele é diretor no Instituto de doenças tropicais Nathan Portela, nosso hospital de referência no assunto”, destacou.

  • Foto: Alef Leão/GP1Florentino Neto e José NoronhaFlorentino Neto e José Noronha

Na reunião em que foi apresentado o plano de contingência, profissionais da saúde alertaram sobre medidas preventivas que deverão ser tomadas pelo Estado e as ações que a própria população deve exercer para ajudar na prevenção do coronavírus. “Estamos socializando com todos as medidas preventivas que nós estamos tomando e as medidas preventivas que cada cidadão pode tomar. Uma das principais ações que cada cidadão deve tomar é o hábito de higienizar as mãos, para evitar a proliferação de qualquer vírus”, concluiu Florentino Neto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.