Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi diz que dono da Delta Laticínios foi medicado com cloroquina

No início da tarde desta terça-feira (31), um áudio do empresário, implorando pelo medicamento, viralizou nas redes sociais.

A Secretaria de Saúde, através da direção do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela informou, por meio de nota, que o paciente Oderman Bittencourt, dono da Delta Laticínios, que veio a óbito nessa segunda-feira (30) por Covid-19, foi medicado com cloroquina na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um dia depois de ter dado entrada na unidade de saúde, no dia 24 de março de 2020.

No início da tarde desta terça-feira (31), um áudio do empresário, implorando pelo medicamento, viralizou nas redes sociais. Nele, o paciente fazia um apelo para que a esposa entrasse em contato com a diretoria do hospital, solicitando que fosse feita a administração de cloroquina.

  • Foto: Arquivo PessoalOderman Bittencourt ao lado de Antônio FelíciaOderman Bittencourt ao lado de Antônio Felícia, ambos morreram de covid-19

“Keila, eles tem um protocolo aqui para dar cloroquina, tem que esperar os exames, tem que esperar não sei o quê, se eu ficar esperando esses exames, essas coisas que eles querem eu vou morrer Keila. Conversa com a diretora do hospital aqui, pede para me dar cloroquina pelo amor de Deus. Eu já ‘tô’ com tantos dias tomando antibiótico e não baixa, e não baixa, e não baixa. E se for esperar o resultado sexta-feira para poder me dar cloroquina eu vou morrer minha amiga”, diz trecho do áudio.

Segundo a nota do hospital, o paciente compareceu a unidade de saúde no último dia 20 de março, mas não quis permanecer no local. Já no dia 24 de março, ele retornou com dispneia (falta de ar) e foi internado. Ainda na mesma data, durante a noite, apresentou um quadro de ansiedade e na ocasião pediu que fosse medicado com cloroquina.

No dia seguinte, precisou ser encaminhado para a UTI, onde passou a ser medicado com a substância, no entanto, o quadro clínico do paciente não evoluiu e cinco dias depois ele veio a óbito.

Confira a nota na íntegra

O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela esclarece que o paciente Oderman Bittencourt foi atendido pela primeira vez na unidade de saúde no sábado (20/03/2020), mas o mesmo não tinha indicação clínica e nem tinha interesse em permanecer no ambiente hospitalar.

Na tarde de terça-feira (24/03/2020) foi atendido novamente no hospital, com queixa de falta de ar (dispnéia), porém sem sinais de gravidade ou instabilidade clínica (pressão, pulsos e oximetria normais) sendo então internado com todas as medidas clínicas cabíveis aos pacientes sintomáticos respiratórios com investigação de SRAG. Durante a noite o paciente apresentou quadro de ansiedade importante e pico hipertensivo (referindo vontade de utilizar o medicamente cloroquina devido a notas sobre o mesmo na imprensa) sendo avaliado pela médica plantonista e devidamente medicado com melhora clínica.

Dia 25/03/2020 o paciente foi reavaliado pela médica assistente que detectou piora do padrão respiratório e solicitou avaliação do médico intensivista que prontamente admitiu o paciente na UTI do Hospital com todos os cuidados intensivos necessários, incluindo o uso do esquema com cloroquina.

O uso da medicação para casos de COVID-19 veio a ser regulamentado pelo Ministério da Saúde através da nota informativa nº5 apenas em 27/03/2020 aonde é explícito que a indicação deverá ser realizada para pacientes GRAVES hospitalizados com dados de avaliação muito específicos, compatíveis com as características do paciente APENAS quando foi admitido em UTI.

É imprescindível esclarecer à população que o trabalho amplamente difundido sobre o uso da cloroquina apresenta sérias limitações metodológicas e, segundo a própria ANVISA o uso indevido da cloroquina pode trazer sérias complicações à população como, por exemplo: distúrbios do sangue e do sistema linfático, distúrbios do sistema imune, distúrbios de metabolismo e nutrição, distúrbios psiquiátricos, distúrbios do sistema nervoso, distúrbios oculares, e até mesmo distúrbios cardíacos que podem resultar em insuficiência cardíaca e em alguns casos podem ser fatais.

Entenda o caso

O diretor da empresa Delta Laticínios, Oderman Bittencourt, de 45 anos, morreu nesta segunda-feira (30), vítima do novo coronavírus (covid-19). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Natan Portela, em Teresina.
O empresário foi internado na semana passada com grave pneumonia e um teste, cujo resultado saiu no último sábado (28), constatou que ele estava com a Covid-19.

Nota publicada pela empresa Delta Laticínios afirma que logo que surgiram as primeiras suspeitas para a doença, o diretor ficou em isolamento como orientam as autoridades de saúde.

De acordo com a Sesapi, Oderman Bittencourt apresentava histórico de viagem ao Ceará e tinha comorbidades, como obesidade e hipertensão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diretor da Delta Laticínios Oderman Bittencourt morre de coronavírus

Diretor da Delta Laticínios Oderman Bittencourt está com coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.