Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sesapi envia nota sobre 1°caso suspeito de febre amarela

Primeiro caso suspeito de febre amarela é de Parnaíba, de uma criança que veio da cidade do interior de Minas Gerais.

O Governo do Estado do Piauí divulgou nessa última sexta-feira (27) uma nota de esclarecimento em relação ao primeiro caso suspeito de febre amarela no Piauí, no município de Parnaíba. O primeiro caso, trata-se de uma menina de 9 anos que veio de uma cidade do interior de Minas Gerais.

De acordo com a nota, já foram solicitados os exames e encaminhados para laboratórios de referência, de forma emergencial para a confirmação, ou não, da suspeita. Além disso, a nota informa que todas as medidas preventivas, com objetivo de evitar a transmissão da febre amarela no meio urbano, já foram tomadas.

A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou um estoque de mais de 5 mil doses de vacina contra febre amarela para a Regional de Saúde de Parnaíba, para a distribuição aos municípios da região.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde informa que foi registrado o primeiro caso suspeito de febre amarela no Piauí, no município de Parnaíba, em uma criança de 9 anos que veio da cidade de Munhuaçu, em Minas Gerais. Ela encontra-se internada em hospital de Teresina.

Os exames na criança foram solicitados e encaminhados para os laboratórios de referência que são o Instituto Evandro Chagas (Belém-PA) e Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) de forma emergencial para a confirmação, ou não, desse caso.

A Secretaria de Saúde informa, ainda, que já tomou todas as medidas preventivas acerca desse caso, com o objetivo de evitar a transmissão da febre amarela em meio urbano. Além disso, a Secretaria já autorizou a borrifação nas regiões onde a paciente andou, no caso Parnaíba e Luís correia. Também foi deslocada uma equipe de Vigilância Entomológica para ajudar na borrifação.

Tendo-se a confirmação desse caso, a Secretaria está pronta para prosseguir com a captura e análise laboratorial do vetor para detectar se há a infecção desse vetor pela febre amarela.

Outra ação da Secretaria é a realização, no dia 3 de fevereiro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, de uma oficina de orientação sobre febre amarela para os 58 municípios que estão na área de risco de transmissão.

Com relação a vacinação, a Secretaria encaminhou, além das atividades de rotina, um estoque a mais de 5 mil doses de vacina contra febre amarela para a Regional de Saúde de Parnaíba, para distribuição aos municípios da região.

Todas essas medidas têm como finalidade evitar a transmissão da doença para que se possa permanecer com dados epidemiológicos zerados a respeito desse agravo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.