Piauí

Sesapi faz investimento e hospitais regionais ampliam atendimento

Os atendimentos ambulatoriais somaram 2.481.000 milhões, com destaques para os hospitais regionais de Amarante, Floriano, Esperantina, Bom Jesus e Parnaíba.

24/10/2019 18h42

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesapi) divulgou números de atendimentos e cirurgias realizados nos primeiros oito meses de 2019. Segundo o levantamento, de janeiro a agosto, os hospitais da Rede Estadual, no interior, realizaram 71.263 cirurgias e atendimentos hospitalares.

Os atendimentos ambulatoriais somaram 2.481.000 milhões, com destaques para os hospitais regionais de Amarante, Floriano, Esperantina, Bom Jesus e Parnaíba. O secretário Florentino Neto informou que o desempenho da rede estadual de saúde em oito meses é superior ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o gestor, de julho a agosto de 2019 foi verificado um incremento de 9.706 atendimentos hospitalares e 388.326 nos atendimentos ambulatoriais. “Este é o resultado do esforço que o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, tem feito para melhorar a resolutividade dos hospitais da Rede Estadual, com um atendimento mais humanitário e eficiente”.

Nos hospitais de Teresina, as planilhas também mostram crescimento no atendimento à população. De janeiro a agosto de 2018 foram verificados 408.588, já no mesmo período de 2019, os dados registraram 458.724, representando uma diferença de 50. 136.

Na Capital, compõem a Rede Estadual o Hospital Getúlio Vargas, a Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital da Polícia Militar, Hospital Natan Portela, Hospital Infantil Lucídio Portella, Hospital Areolino de Abreu e o Hospital do Mocambinho.

Florentino Neto destacou que a Sesapi tem priorizado três diferentes eixos de investimentos – entrega de equipamentos, reforma, ampliação e abertura de serviços, além de mutirões de cirurgias, com a previsão de cinco mil procedimentos nos próximos meses, dentro dessa modalidade, para melhorar a oferta de serviços de saúde para a população, que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais conteúdo sobre: